Posts Recentes

RESENHA A Casa das Sete Mulheres: A Revolução Farroupilha sob o olhar feminino

3 de março de 2016


Há muito tempo queria ler A Casa das Sete Mulheres. Acredito que para muitas pessoas o nome do livro não seja estranho, né? Ele já foi adaptado para a telinha, em uma minissérie da Rede Globo, que foi transmitida há alguns anos. Com detalhes ricos e descrições primorosas, A Casa das Sete Mulheres é uma história de amores e dores, ilusões e decepções. É a história de mulheres que veem seus amados irem para guerra. São esposas, mães, irmãs e filhas que foram deixadas para trás por aqueles que acreditavam em um Rio Grande do Sul mais justo.

A Revolução Farroupilha é um tema amplamente explorado na literatura Rio Grandense, e esse é o plano de fundo em A Casa das Sete Mulheres. O livro acompanha a vida de sete mulheres da família de Bento Gonçalves, o líder da Revolução Farroupilha. Logo após o início da revolução, as sete mulheres foram mandadas para uma estância afastada do conflito, para que ficassem seguras. Lá, elas permanecem por dez anos. Cada uma dessas sete mulheres tem uma história diferente, objetivos de vida, sonhos e que jamais serão realizados. Na Casa, na estância afastada, elas amam, se enganam, e principalmente, se preocupam com os homens que estão na guerra.

"A Casa de minha tia ia se esvaziando aos poucos, enchendo-se de sombras e de silêncios. Para sempre marcada por aqueles anos, a grande casa acabrunhava-se na sua nova solidão, envelhecia. [...] Tudo se ia perdendo no limbo do tempo que passava. Havíamos vivido a História, e seu gosto, era amargo no final. Manuela". Data de 30 de agosto de 1890

A História (essa mesmo, com agá maiúsculo), em sua maior parte, é escrita através de um olhar masculino. Sabemos dos soldados que foram para a guerra, do corajoso homem que deu a vida por seu país. Mas nos esquecemos que por trás de cada homem há uma mulher. Uma mãe que teme pela vida do filho, uma esposa que espera uma carta apaixonada do marido, uma filha que sente falta das brincadeiras com o pai.

Em A Casa das Sete Mulheres, conhecemos essas pessoas, antes sem rosto, mas com anseios reais. Oras, eu já havia estudado Revolução Farroupilha na escola, conhecia a determinação de Bento Gonçalves, a bravura de Giuseppe Garibaldi. Mas não conhecia Caetana, esposa de Bento. Ou a sonhadora Rosário, que gostava de bailes e vestidos bonitos. Esse, para mim, foi o ponto alto do livro. Fez com que eu conhecesse a história de mulheres incríveis, fortes. Deu nome e sobrenome a pessoas que foram tão importantes para a Revolução Farroupilha quanto qualquer outro soldado. Sei que a obra é romanceada, mas tudo foi baseado em fatos reais, e isso torna a história ainda mais incrível.

O livro não é dos menores, tem mais de 500 páginas, mas a história é tão boa, tão envolvente, que você lê e nem sente o tempo passar. A escrita da Letícia é bem boa e fluída.


Recomendo o livro para todos os amantes de história, para aqueles que gostam de uma história bem escrita. A Casa das Sete Mulheres foi um dos melhores livros que já li na vida.


A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA



A Revolução Farroupilha foi um conflito regional, ocorrido no Rio Grande do Sul, entre setembro de 1835 e 1845. Foi causada por desavenças políticas e econômicas entre o Império e a classe dominante gaúcha da época formada por criadores de gados. Liderada por Bento Gonçalves, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta brasileira.




Título: A Casa das Sete Mulheres
Autor: Letícia Wierzchowki
Editora: Record
N° de páginas: 516
Sinopse: "A Casa das Sete Mulheres é um envolvente romance histórico e de amor no cenário da Revolução Farroupilha de 1935, no Rio Grande do Sul. O romance mistura magistralmente realidade e ficção, narrando a aventura de sete mulheres da família de Bento Gonçalves, general e chefe da revolução que pretendia a república, a abolição da escravatura e a independência do Rio Grande do Sul, no Brasil da primeira metade do século XIX. Com uma visão decididamente feminina e em volta de personagens centrais femininas, a autora descreve também cenas de batalha dignas de um livro de ação, em volta de fortes personagens masculinos."
Comentários
44 Comentários

44 comentários :

  1. Eu gosto bastante de ler romances históricos, mas não sei se leria esse. Principalmente porque já ouvi falar muito sobre a Revolução Farroupilha.Fiquei surpresa ao saber que tem tantas páginas, mas que bom que a história é envolvente. Parabéns pela resenha. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oláa
    Eu tive preconceito em assistir a série da globo kkk que nem cheguei a procurar se tinha livro ou não
    Muito bom saber que tem um livro da série, gosto de conhecer a história do Brasil, explica muitas coisas que enfrentamos agora.
    Não vou procurar ele para ler agora por pura preguiça, rs
    Ele é grande e não quero me apegar kkkk
    Amei a resenha, querida. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro história.
    Imagina que delícia ler essa resenha? Eu adoro a revolução das mulheres, revolução feminista, saber mais sobre a história de um olhar diferente. Eu quero muito ler mais livros assim esse ano e você me deu a ideia de comer por ele. :)

    Parabéns pela resenha.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Nunca li nada sobre a história, nem me lembro da minissérie, mas amei a premissa do livro e a história parece ser muito boa. Eu nunca li romane históricos, mas lendo sua resenha fiquei com vontade de ler esse, além de saber mais sobre a revolução farroupilhas.
    Parabéns pela resenha, amei!!
    Beijos.
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nossa, nunca encontrei resenhas desse livro, e ele é simplesmente o meu livro favorito de todo o mundo, sou simplesmente apaixonada por ele.
    Eu nem tenho o que falar sobre ele a não ser que é maravilhoso e perfeito, e que eu queria ler muitos outros livros sobre a revolução farroupilha. Você disse que é um tema bastante explorado na literatura rio grandense, pena que isso não é tanto divulgado para o resto do país. Você me fez ter uma super vontade de reler.
    Fiquei muito feliz que você gostou, e amei isso que você mencionou, realmente, é a história por trás da história.
    Você sabe que há um outro livro escrito pela letícia, autora de a casa das sete mulheres, chamado um farol no pampa, e ele fala de um parente da manuela muitos anos depois que encontra outros de seus diários e fala mais sobre ela e outras pessoas da família? Eu amei ele também, apesar de que o primeiro é incomparável. Já li em outro lugar que deveria haver um terceiro, mas até agora não se tem notícia dele.
    Adorei os quots e fui levada para o livro, e sempre imagino tudo sendo falado na voz da Camila Morgado, que foi quem interpretou Manuela na minissérie.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já vi essa minissérie na globo e amei! É uma das minhas favoritas das que já vi na emissora!
    Acho incrível ter essa visão feminina da guerra, ver o quanto as mulheres sofrem por seus amores, ou por seus familiares nesses momentos difíceis.
    Não sabia que tinha um livro, mas agora que sei tenho interesse em ler com toda certeza!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Amei a resenha! Você descreveu o livro tão bem, conseguiu expressar tudo o que sentiu durante a leitura. Com as suas descrições, realmente me fez pensar que nunca contam a visão feminina dessas "guerras", o quanto as mulheres sofrem quando seus maridos, filhos,pais são levados para lutar. E gostei muito dessa proposta que o livro trouxe! Sua resenha me cativou, não sei se lerei, mas fiquei curiosa para conhecer a luta dessas mulheres!

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fascinada por livros históricos ou baseados em fatos reais. Eu lembro de ter assistido na época em que passou na Globo e ao ver que tem um livro eu fiquei tentada a comprar para ler. Gostei de ver o que você escreveu na resenha, lembrei de alguns detalhes da época da tv. Esses livros enormes que nos cativam são ótimos para ler pois nos prendem um bom tempo e no final ainda queremos ler muito mais

    ResponderExcluir
  10. Oie, acho que nunca li uma resenha deste livro e adorei a sua opinião. Assisti a mini série e até tenho o box com os episódios, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Sou gaucha e sei o quanto a revolução da Farroupilha significa para nós e o quanto ela inspirou na musica e na literatura, logo, a leitura deste livro é imperativa para mim e pretendo fazer em breve. Sua resenha só atiçou ainda mais a minha vontade de ler!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca havia lido uma resenha desse livro e confesso que fiquei bem curiosa. Quando a minissérie passou, lembro de ter assistido a ela, mas na época eu não tinha muito discernimento sobre as coisas, então, só achava bonito e, no fim, não sabia o que estava de fato acontecendo.
    Achei o livro muito interessante e confesso que sua resenha despertou minha curiosidade em relação a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Muito boa a sua resenha e ver a sua animação, isso desperta curiosidade e vontade de ler. Eu lembro da série de tv, aqui em casa temos até o box de dvd, de tanto que minha mãe gostou, mas eu confesso que nunca vi, até pq nunca fui de assistir as miniséries da Globo.
    Enfim, é um livro que parece realmente muito bom e envolvente e o fato de ser algo que faz parte da nossa história, vale mais ainda.
    Um beijo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Oi *---*

    Não sabia que tinha esse livro o.O Adorei a miniserie e não fazia ideia da existência. Também nunca tinha vista ninguém resenhar o livro, adorei sua opinião, é tão bom quando a estória nos prende que nem nos importamos com o numero de páginas.


    Bjos

    rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, não sabia da existência deste livro porém já ouvi alguns comentários sobre a minissérie que não tive a oportunidade de assistir. Romances não são lá o tipo de leitura que eu leia, mas este livro com certeza eu pegaria mais pelo conteúdo abordado no enredo dele, neste a caso a Revolução.

    Abraços,
    Gabriel
    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro, pois tinha a minisérie e tal, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Gostei das suas observações. O olhar histórico e feminino sob a revolução.
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oláa
    Nunca li o livro,tenho até vontade de ler depois que assisti a minissérie..sou completamente apaixonada por "estórias" assim,lembro que não perdia um capitulo.Ainda espero a oportunidade de iniciar essa leitura :)Só não curti muito essa capa!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/03/resenha-era-uma-vez-no-outono-lisa.html

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem?

    Pode soar um pouco como ignorância minha, mas, eu não sabia da existência do livro. Eu lembro que a minissérie passava na telinha há alguns anos, mas não me recordo do seu teor, pois eu era muito pequena.

    Gostei muito de ler esse post! <3 Eu adoro história e a descoberta desse livro veio a calhar. Fiquei mais interessada ainda, após saber que você considera uma das melhores leituras que já fez na vida!


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Realmente eu já conhecia a história do livro, pela mini-série transmitida pela Globo. A história em si é muito interessante, adoro livros ambientados em momentos importantes da história e principalmente quando os fatos narrados possuem uma base real. O fato do livro focar nas mulheres é bastante interessante também, pois esse é um aspecto pouco aprofundado em algumas histórias e eu gostaria que existissem mais livros assim.
    Gostei da resenha,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma grande curiosidade em ler e assistir A casa das sete mulheres por se passar no Rio Grande do Sul, pois ocorreram muitos fatos históricos por lá, como a Revolução Farroupilha, porém nunca foi muito alvo dos estudos da escola sabe? Daí acho que ficou uma lacuna. Que bom que a obra é totalmente satisfatória, seja na escrita ou o que é abordado.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Embora esse não seja exatamente meu tipo de livro, tenho muita curiosidade em ler. Acho que essa vontade vem por eu ter achado a série incrível. E fica melhor ainda saber que a escrita da autora é gostosa de acompanhar, ainda mais em um livro tão grande :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  21. Olá! :)

    Que bom que gostou!! :) Adoro a premissa.. Adoro História e ainda por cima essa é uma visão mais "pessoal" da mesma, que tem por "centro" as mulheres, as pessoas próximas dos lutadores...

    Sim, porque mais difícil do que arriscar a vida é mesmo ver quem nós gostamos a fazê-lo!! :)

    Ainda bem que a escrita é fluida e nem reparamos no tempo a passar, não obstante o tamanho do livro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Find best car Transportation in indirapuram at Dealkare for household shifting and vehicle transportation.

    ResponderExcluir
  30. Best relocation service provider for household shifting, car and bike transportation at affordable price at Dealkare packer and movers in surat.
    Packers and Movers in Surat

    ResponderExcluir
  31. If you are looking for Software Development Company in Lucknow , then ITSWS technologies is the best company which provides software development, website designing, web templates designing services at cheap price.

    ResponderExcluir
  32. If you are looking for a professional Web Development company then ITSWS provides reliable and best web development at affordable prices and according to client requirements in Ahmedabad city.To know more visit our website :www.ahmedabad.itsws.com


    Web Development in Ahmedabad

    ResponderExcluir
  33. If you are searching for an expert Website Design organization then ITSWS gives dependable and best Website Design at moderate costs and as per customer prerequisites in Lucknow city.

    Website Design in Lucknow

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. We at, Dealkare one of the best Packers and Movers in Vasant Kunj, Delhi. We are shifting several client's household goods one location to another location without any issue and before committed times.All the team members are working properly and follow the company policy “zero Damage”. Our team always provide hassle free relocation to all valuable customers.

    ResponderExcluir
  36. Dealkare is the best Home Shifting Services company with trustable and affordable price.we utilize high quality bundling materials for your goods.we giving fast service with safe and secure timely delivery to customer.

    Packers and Movers in Vasant Kunj
    Packers and Movers in Okhla
    Packers and Movers in Palam Vihar

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Espalhando Bonitezas - Web Design
Para o topo!