Resenha: Criaturas estranhas

quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Nome: Criaturas estranhas, histórias selecionadas por Neil Gaiman
Autora: Seleção feita por Neil Gaiman
Editora: Rocco
Selo: Fantástica Rocco
NºPáginas:400
Sinopse: Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.
Quando se fala de algo em que Neil Gaiman está presente, já podemos esperar coisa muito boa vindo pela frente, e nesse livro não é nada diferente. O nomeado autor de vários títulos, intercalando os gêneros entre fantasia, sci-fi, horror...Dessa vez selecionou contos dos quais podemos desfrutar nesse livro.
Ao todo são 16 contos, todos sem nenhuma ligação um com o outro e cada um escrito por um autor diferente também, porém um é escrito pelo próprio Neil Gaiman, o que eu achei super interessante já que foi ele quem selecionou os demais, nada mais justo do que conter um dos seus não é mesmo?
Como de fato são 16 contos, temos 16 histórias diferentes e resenhar sobre cada uma delas seria um tanto quanto cansativo (risos). Como o nome do livro já sugere, ele é composto por criaturas estranhas: Uma mancha que vai tomando forma gradativamente, vespas cartógrafas e abelhas anarquistas, um grifo que seu desejo é saber a sua real forma já que nunca se viu num espelho antes, temos também sereia e lobisomen, tudo num livro só.






Cada conto possui a sua essência, cada um passando sua mensagem. Confesso que nenhum me marcou a ponto de colocá-lo na lista de favoritos, mas particularmente eu gostei muito do livro. Não é uma leitura cansativa, até pela quantidade de histórias que contém, o que faz a leitura fluir um pouco mais rápido, pois a cada capítulo você se depara com algo diferente e novo, e isso me deixou bem empolgado em questão ao livro.

Também não podemos deixar de notar a beleza das páginas e ilustrações que essa obra de arte contém. As letras são de um ar mais vintage e diferente do qual estamos acostumados, e sem contar nas ilustrações MARAVILHOSAS feitas por Brionny Morrow-Cribbs.



Enfim um livro que eu super recomendo para quem gosta de fantasia, e coisas estranhas.

20 comentários:

Tamara Padilha disse...

oie, eu não costumo ler livros sobre criaturas estranhas, mas esse me atrai de certa forma, justamente por apresentar o novo e trazer vários enredos, que como você disse, por serem escritos por diversos autores e serem diferentes uns dos outros nos trazem uma grande variedade. Que pena que nenhum se tornou seu favorito, mas acho que contos são assim mesmo, eu nunca consigo me prender tanto a um para torná-lo meu queridinho.

F disse...

Olá
Eu gosto muito desse autor, do Neil, e confesso que sua resenha é a primeira que leio a respeito. Amo livros que envolvam criaturas e o que achei mais interessante foi o fato de haver a seleção de vários contos e de diferentes autores.A capa está linda e realmente gostaria de poder conferir.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com

Diane disse...

Oie...
Adorei sua resenha!
Nunca li nada do autor, mas, pretendo acabar com essa abstinência em breve, pois, a cada dia que passa encontro mais elogios sobre a escrita do autor. Nunca li nada de criaturas estranhas, mas, acredito que será uma boa opção de leitura pra mim, pois, adoro contos, ainda mais quando passam mensagens para o leitor.
Beijos

Nayara Borges disse...

Nossa, não sabia que esse livro se tratava de contos, fiquei ainda mais interessada. Me apaixonei a pouco tempo por contos, até escrevo alguns (que guardo para mim mesma haha), por isso sempre procuro por livros assim. Já estava na minha lista essa leitura (gosto de ler livros a cega, sem nem ler sinopse), mas agora estou ainda mais interessada!
Beijos,
Nay

http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br

Ivi Campos disse...

Nunca li nada do Gayman e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa deste autor tão amado e elogiado.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Memórias da Cat disse...

Olá. Primeiro eu amei sua foto. Ficou muito gracinha! Eu não sei se gostaria de ler esse livro. Acho fantástico ser uma coleção de contos de vários autores, mas eu tenho problemas com contos, pois sempre acho que está faltando uma coisa ali. Isso somado ao fato de você achar que nenhum é favorito me desanimou um pouco. Quem sabe um dia?

Amanda disse...

Oi, tudo bem?
Já li um livro de Neil Gaiman, o mais famoso dele se não me engano, Coraline, e gostei bastante da sua escrita e desde então espero por uma oportunidade para conferir o restante. Ao ler a sua resenha, admito que não tinha reparado que os contos são escritos por diversos autores e somente um deles é de autora de Gaiman. Porém, se foi ele que selecionou, certamente deve valer a pena, certo? Com certeza, mais um livro adicionado à lista de desejados. Achei a capa muito linda!

Beijos! ♥

Beatriz Andrade disse...

Eu já tinha visto a capa do livro e só por ela já havia ficado curiosa,mas agora que li a sua resenha eu fiquei ainda mais interessada. Eu gosto de livros de contos e pelo que você falou, os contos são bons e fiquei bem interessada em poder conferi-los. Parece mesmo ser uma leitura que pode ser bem aproveitada.

Tamires Marins disse...

JÁ tinha visto essa capa, mas não sabia sobre o que era o livro. Para mim era uma história só, me surpreendi ao saber que são contos. Eu nunca li nada do autor, nunca me chamou atenção, por isso não senti muita vontade de ler esta coletânea de contos. Mas dá pra ver que a edição está caprichada mesmo, a editora arrasou!

Beijos

Camila Coelho disse...

Oi, tudo bem? Eu adoro livros de contos para intercalar com leituras mais extensas e achei a proposta desse bem interessante sendo cada conto com uma criatura peculiar em sua forma. Já tinha visto esse livro antes mas não sabia que cada conto era de um escritor diferente...
Bjs

Entre Livros e Amores disse...

Olá
Não conhecia a obra, mas gosto de contos até mesmo para me tirar de alguma ressaca literária, porém esse livro não me chamou atenção no quesito tema ( não me julge pf rsrs) a única coisa que me chamou atenção foi a diagramação e a capa que estão realmente digno de babar.Parabéns pela resenha, mas a dica vou deixar passar.

Suelen Fernandes disse...

Olá!
Eu não sou muito de ler contos. Acho que as histórias são muito rápidas e sempre me deixam insatisfeitas. Dos seres sobrenaturais que você falou acho que os únicos que me agradaria seria lobisomem e sereia. Fico feliz que o livro tenha te agradado. Quem sabe um dia eu leia.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!

Dryh Meira disse...

Oiee ^^
Acho a capa deste livro tão linda! Eu não gosto muito de histórias com um quê sobrenatural, então não é bem uma obra que eu estou mega doida para ler. Mas tenho curiosidade de conhecer, principalmente por ter dedo do Neil no meio. É uma pena que nenhum conto tenha te marcado, mas parecem ser bons para passar o tempo e conhecer mais sobre os autores, né?
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras

Ju disse...

Gosto de fantasia, agora criaturas estranhas, depende do estranho... Rs... Se forem assustadoras não chamam a minha atenção. Acho a capa do livro maravilhosa, mas acontece que não gosto de ler contos, menos ainda quando eles não se relacionam em uma coletânea. Quando acabam compondo uma história às vezes me animo, mas nesse caso passo a dica.

Bruna Costabeber disse...

Olá!
Já li um livro do autor e foi uma leitura agradável, mas cansativa, sabe?
Gostei de saber que ele escreveu contos, pois contos podem ser lidos devagar e degustados. É uma pena que nenhum dos contos tenham te marcado a ponto de entrar para a lista dos favoritos, mas é legal saber que a leitura te agradou.
Vou anotar a dica, pois morro de vontade de dar uma nova chance ao Gaiman.
Beijos

Camila dias disse...

Já conhecia o autor, através de Coraline. Confesso que achei a narrativa muito boa e agradável de se ler.
Adoro contos, principalmente para intercalar entre uma leitura mais densa. Gosto de degustá-los aos poucos.
Amo fantasia e criaturas estranhas é o que mais gosto nesse mundo. Ou seja, esse livro foi feito pra mim hahaha!
Não tem como não dar uma chance.
Bjs, Mila

http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

Profissão: Leitora disse...

Eu vou começar surtando com essa caneca... meu deus do céu, o q é isso??? amei, quero uma igualzinha... E Neil Gaiman é muito amor, sou completamente apaixonada pelos livros dele. Esse é um dos poucos que ainda não li, mas é claro que já está na lista (rs). E sua opinião só reforçou o meu desejo.

;D
Nelmaliana Oliveira

Borrões Da Mary disse...

Oie
Tudo bem?
Neil é um autor magnifico já li algumas obras dele e amei ainda não conhecia esse livro de contos em especial mais amei saber que existe. Eu amo contos e fantasia uma dupla infalivel apesar de ter um pouquinho de medo por ser um genero que necessita de um pouco mais detalhes sem sombras de duvidas vou anotar a dica aqui.
Bju
Mary Reis

Rízia Castro disse...

Gaiman é brilhante. Que capa maravilhosa. Não conhecia esse livro, mas amo contos e se for do gênero fantasia, melhor ainda.
Apesar de nenhum ter te marcado, senti que foi uma leitura que valeu a pena como um todo.
Ótima dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Kétrin Galvagni disse...

Oi, tudo bem?
Uau que livro é esse?! estou totalmente apaixonada pela capa e pela trama, eu amo contos e esse livro parece trazer uma proposta muito bacana, ainda mais por ser organizado pelo Neil, fiquei mega curiosa e com toda certeza já está na minha lista!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo