Resenha: Eu estou aqui

quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Nome: Eu estou aqui
Autora: Clélie Avit
Editora: Rocco
Selo: Fábrica231
NºPáginas: 288
Sinopse:"No cenário frio e asséptico de um hospital surge a paixão entre Elsa, uma montanhista em coma há cinco meses depois de cair durante uma escalada, e Thibault, que se refugia no quarto da moça, por não querer visitar o irmão, o motorista bêbado que causou a morte de duas adolescentes num acidente automobilístico, delicadamente composto, o romance mostra o envolvimento gradual entre dois personagens cuja comunicação se dá instintivamente. Enquanto Thibault pode conversar e incentivar Elsa a retomar o domínio de suas ações, a jovem ouve, percebe e sente toques em seu corpo, mas não tem como comunicar seus desejos e anseios. Os dois passam a se conhecer tanto pelo que transmitem um ao outro – Thibault em suas confidências, Elsa tentando demonstrar que corresponde a seus estímulos – quanto pelo que os amigos da montanhista comentam a respeito do rapaz ou falam a ele sobre Elsa. Junto da moça em coma, Thibault sente-se tranquilo e protegido da revolta contra o irmão, internado em estado grave no mesmo hospital. Elsa, embora cercada pela família e por amigos, se entusiasma com a ousadia de Thibault, que não se acanha em beijá-la. E quando os parentes discutem a possibilidade de desligar os aparelhos que a mantêm viva, é com ele que Elsa conta para lutar por sua própria sobrevivência.

Narrado em primeira pessoa, alternando os relatos dos dois protagonistas, Clélie Avit consegue abordar problemas universais e atuais, como eutanásia, violência no trânsito e alcoolismo. As novas famílias urbanas também se superpõem aos laços biológicos. Thibault acompanha a mãe ao hospital, mas se recusa a enfrentar a situação do irmão, à beira da morte por um desastre causado por irresponsabilidade."


MINHAS IMPRESSÕES


 Recebi Eu estou aqui de parceria com a Editora Rocco, quando fui fazer minha solicitação, logo de cara me encantei pela capa do livro, que apesar de tão simples, repassa tanto sentimentos. Quando li a sinopse fiquei ainda mais curiosa, eu precisava saber como aquilo tudo termina!

 Elsa adora montanhismo e transformou isso no seu estilo de vida, sem medo algum, ou sem se deixar abater pela fragilidade feminina que tanto dizem, ela desbrava as montanhas de gelo. Já Thibault é um cara normal na casa dos trinta e poucos anos, recém divorciado e que passa por uma fase complicada de sua vida, em circunstâncias normais eles nunca se encontrariam, mas o destino deu um jeito.

 Elsa está internada em coma fazem alguns meses, ela permanece sozinha a maior parte dos dias porque os médicos já desacreditaram que ela acorde, e até mesmo a família não considera mais a possibilidade dela despertar(sua irmã sempre vai visitá-la com um namorado diferente). Ela sofreu um acidente em uma montanha, teve diversas fraturas e desde então está nesse estado, o que ninguém sabe é que ela escuta tudo, consegue perceber tudo que acontece a sua volta, mas não consegue se movimentar, imagine só que agoniante é essa situação.
 Já Thibault é frequentador do hospital porque seu irmão sofreu um acidente de carro, mas isso não é motivo para sentir pena do garoto, ele bebeu e dirigiu...E Thibault não o perdoa por isso, na verdade ele sente algo muito próximo do ódio.
 Um belo dia Thib confunde a porta da escada e acaba entrando no quarto de Elsa, se encanta pelo cheiro de flor que ela tem, resolve se aproximar e vê que aquele é o dia do seu aniversário, uma ligação unica se estabelece, e ele começa a visitá-la.
 O livro é narrado do ponto de vista dos ambos, e quando Elsa fala é algo um tanto quanto louco, afinal, somos a audição dela e somente isso, muitas vezes me senti sufocada por conta disso, mas adoro quando os livros me despertam sentimentos reais. A narrativa é muito gostosa, não demorei muito para terminar a história e confesso que estava dentro do que eu esperava, os únicos pontos que eu levantaria são: Thib dorme DEMAAAAAAAAAAAAIS e que não gostei muito do final, porque ele era dentro do que eu esperava e isso não me surpreendeu...O livro todo é uma surpresa linda, principalmente por conta dos sentidos de Elsa, nós somos ela em grande parte da história e nos sentimos naquela maca, mas o final era meio que esperado... Mas foram os únicos pontos negativos.
 O livro é lindo, doce, nos leva a refletir sobre o quanto damos importância para o simples fato de existir. Continuo apaixonada pela capa e a autora ganhou um espacinho especial na minha estante.

26 comentários:

Cássia disse...

Olá.
fiquei bastante curiosa pra saber como a autora trabalhou o coma da Elsa nesse livro, afinal não vemos muitas histórias assim. Gostei da originalidade do enredo e por esse motivo leria o livro.
Gosto quando uma obra traz alguma temática forte e que mexe com o emocional do leitor.

Uma Mãe Leitora

F disse...

Olá
Eu realmente gostaria de poder fazer essa leitura, especialmente por conta do trabalho em cima do coma da personagem e de como as emoções vão se desenvolvendo aos poucos. Já li algumas resenhas a respeito, e todas conseguem ser bem positivas. As sensações devem ser bem diversificadas pelo que pude perceber, e é ótimo, acredito, que há essa narração entre eles.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com

Gabriel Ribeiro disse...

Oii,
É a primeira vez que eu venho no seu blog e adorei o nome e o layout :D
Sobre o livro, já é a segunda resenha que eu leio dele e fico cada vez mais interessado por ser uma historia não tão comum, pelo menos eu acho e eu adoraria ver como foi o trabalho dela nesse livro.

Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

Ivi Campos disse...

Achei bem curioso essa coisa da audição da personagem Elsa e estou com medinho de me perder ou me sentir confusa na narrativa. Mas quero encarar. Achei empolgante.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Carol Mendes disse...

Eu fiquei curiosa pra solicitar esse livro, mas acabou que minha amiga que o solicitou, e apesar de você ter adorado, tô com um pé atrás pra ler pois pelo que ela me contou, tem umas coisas muito sem sentido na história e acho que esses pequenos detalhes irão me irritar... mas sei lá, às vezes dou uma chance, porque pelo que você disse, é bem emocionante.

Virando Amor

Leituras de Brain disse...

Achei a capa linda, parece ser um livro perfeito para uma adaptação cinematográfica pela personagem ter que passar tantas informações com expressões tão pequenas e significativas, fiquei muito curiosa, parece ser uma história linda, suave e cautelosa.

leiturasdebrain.wordpress.com

Camila Coelho disse...

Oi, tudo bem? Acho que eu sou a única pessoa que não gostou da capa desss livro pois só vejo elogios para a mesma.
Imagino que situação difícil estar presa em seu próprio corpo sem poder se mexer ou falar mas de certa forma ter consciência de tudo que está acontecendo ao redor. Deve ser assustador.
Vou deixar a dica anotada pois futuramente pretendo ler esse livro sim.
Bjs

Lilian Farias disse...

Oi. Eu vi o livro nos lançamentos, e já é a segunda resenha que leio que discorre sobre como a obra é interessante. Não solicitei, pois alguma coisa me fez lembrar do filme do Almodôvar, que por sinal gosto muito, a lembrança não foi no sentido positivo, mais que como algo com pouca originalidade.

No Conforto dos Livros disse...

Olá!! :)

Eu não conhecia o livro mas deixaste-me curioso, mesmo que possa não fazer muito o meu tipo de romance! :)

Que bom que apreciaste a leitura, mas compreendo perfeitamente que não tenhas gostado do final, também não aprecio quando ele e demasiado previsível! :) ahah

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Bruna Costabeber disse...

Olá!
A premissa desse livro é fascinante. Eu sempre me perguntei como seria uma pessoa em como e se ela ouviria, gosto de imaginar que ouvem, como foi abordado nesse livro.
Essa sensação de sufoco durante a narrativa da protagonista me encantou, pois acho que é bem possível que eu sinta isso.
Adorei conhecer sua opinião e fiquei muito querosa de ler esse livro, será que eu consigo fazer a leitura em breve?
Beijos

D e s s a disse...

Realmente ele dorme muito! ahahaha De resto foi uma leitura maravilhosa, a história é gostosinha de acompanhar, delicada e fofa. Gostei de como surgiu o romance, foi muito puro e tal. Só não curti o final, queria um epílogo que mostrasse os dois juntos. Mas ao mesmo tempo senti que foi um final satisfatório, sabe?
beijos
www.apenasumvicio.com

Fabrica dos Convites disse...

Não conhecia o livro e deve ser mesmo muito sufocante nos sentirmos presos na pela da personagem. Uma pena que o final não tenha te surpreendido como o resto do livro.
Bjs

Mychelle Lemes disse...

Olá.
Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas agora com a sua resenha eu quase sai daqui de casa e fui comprar na livraria mais próxima. Eu sou loucas por livros que tratam de temas como este, eu acho que realmente vou gostar e me apaixonar pelos personagens. Tenho que dizer que eu adoro finais esperados pois, para mim, isso quer dizer final feliz rsrs. Eu não sou muito fã de finais tristes.
Eu adorei a resenha.
Bjsssss

Livros & Tal disse...

Olá!
Eu tenho que te dizer que eu não conhecia esse livro e fiquei extremamente encantada com a sua resenha. A capa não me chamou a atenção, mas me encantei com o enredo. Parece ser aqueles livros encantadores que te levam aos extremos dos sentimentos.

beijos
Mayara
Livros & Tal

Tamires Marins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tamires Marins disse...

Tenho lido bastantes resenhas desse livro nas últimas semanas. A trama é bem interessante, essa coisa dela estar em coma, de escutar e não poder falar, deve ser muito agoniante mesmo, já fico agoniada ao ler as resenhas, imagina o livro todo?! Hahahhaha
Acho que pode ser uma leitura muito interessante.
Que pena que teve essas ressalvas, mas o saldo foi positivo e isso que importa.

Beijo

Minhas Impressões - Maria Ferreira disse...

Eu me apaixonei por esse livro desde a primeira vez em que vi a capa. E agora, depois de ler sua resenha, estou mais apaixonada.
Gosto da narrativa ser alternada a parte da Elsa refletir a forma como ela escuta as coisas. O leitor pode se envolver mais com a personagem desse modo.
Quero ler logo para saber como acaba a relação dos dois
Abraços.

Heloisa Reis disse...

Eu estou louca pra ler esse livro. Já li algumas resenhas sobre ele, todas positivas. A ideia de ficar em coma e ouvir tudo é intrigante e promete muito drama. Adorei o layout do blog! Abraços

Larissa - Srta. Bookaholic disse...

Oi, tudo bem?
Eu já li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa com a história, achei bacana esse romance entre os personagens, por causa das circunstancias serem um tanto quanto estranha,né? E acredito que essa é uma leitura que me emocionaria, por isso espero umd ia ler, só é uma pena o final não ter te agradado.

Beijos :*

Carla disse...

Oie!
Eu estou bem curiosa com essa história. Desde que fiquei sabendo mais da trama, e de todos os detalhes que consegui descobrir, fiquei com vontade de conferir. AInda não tive a oportunidade, mas pelo que pude notar, será uma história que vou gostar bastante.
Bjks
Histórias sem Fim

Anne Viana disse...

Olá!!
Não conhecia esse livro e fiquei bem empolgada pela leitura,quero muito saber como será o desenrolar dessa estória,se a Elsa vai acordar e como será a relação dela com Thib.Diquinha super anotada!!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html#comment-form

Francine Nunes disse...

Olá!
É a terceira resenha que leio desse livro e todas dizem que o final não foi um pouco fraco. Pela sua resenha a leitura flui muito bem e dá para ler rápido.
Eu não consegui me interessar pela obra, talvez por se tratar de um romance bem diferente do que costumo ler, mesmo assim ta anotada a dica para um futuro, nem tão próximo, quem sabe eu me interesse?
Abs e parabéns pela resenha ^^

Gabriela Cerqueira disse...

OIEEEE, minha amiga acabou de ler esse livro tambem e disse que foi entediante mas que mesmo assim gostou kkk pela premissa do livro,ele parece ser extremamente parado já que a menina ta em coma e o cara só a visita, acho que a leitura não fluiria para mim já que eu gosto mt de ação

Michele Lopez disse...

Olá,
Desde que vi o lançamento da obra, fiquei super curiosa para conferir como a trama irá se desenrolar.
É muito bom saber que ele conseguiu despertar sentimentos reais e isso me deixou mais intrigada ainda para fazer a leitura.
O livro parece ser meio parado por causa de Elsa estar em coma mas acho que seria uma obra interessante e sairia um pouco da minha zona de conforto.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Amanda Marques disse...

Olá!

Segunda resenha deste maravilhoso livro que vejo por hoje (:

Este livro me encantou bastante pelo enredo, principalmente por se aproximar um pouco de "Se eu ficar".

A capa me deu uma certa aflição, mas isso não atrapalhou minha vontade de ler esta obra.

Sua resenha está muito legal! Uma pena o final ser esperado e não ter te surpreendido.

Raquel Cavasini disse...

Olá, não conhecia a obra e adorei sua resenha. A capa é bem forte e o enredo bastante interessante. Quero ler!

Abraços

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo