Posts Recentes

RESENHA Sejamos Todos Feministas - Um Olhar Para o Problema Diário

19 de março de 2016


Esse livro veio para desconstruir muita coisa, essa é a primeira consideração que preciso fazer. Geralmente as pessoas confundem feminismo com algo ruim, algo extremo demais, e ai te recomendo, leia Sejamos todos feministas, a autora aborda esse assunto tão delicado e que precisa ser discutido, de forma didática, simples, direta e de fácil compreensão.
“A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos.”

Chimamanda aborda o feminismo de maneira simples, em 15 minutos você terminará o livro - que originalmente era uma palestra - explica o que é o termo, porque nós mulheres devemos ser feministas, e por que homens devem ser pró feminismo (a favor, não protagonizadores). Algumas vertentes são deixadas de lado, mas o que importa, o que realmente encanta, é a clareza da autora, sanando todas as suas dúvidas, dando exemplos reais e que encontramos no nosso cotidiano.
“A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: 'Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar'. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.”

A autora, além de MARAVILHOSA, apresenta a palestra e a transcrição do livro, de forma tão engraçada e doce, que quando você percebe, já está encantado por ela e pela pauta.

Para quem se interessa em saber mais sobre o feminismo, a pauta em si, e o que buscamos realmente, comece por Sejamos Todos Feministas. 


Pra quem tem preguicinha de ler, segue aqui o vídeo da palestra:





Título: Sejamos Todos Feministas
Autor (a): Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
N° de páginas: 63

Sinopse: "Chimamanda ainda se lembra do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. "Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: 'Você apoia o terrorismo!'" Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma 'feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.' Sejamos Todos Feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé."
Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Espalhando Bonitezas - Web Design
Para o topo!