Posts Recentes

RESENHA Pequena Abelha

14 de setembro de 2016


Faz um belo tempo em que comprei esse livro, sentia interesse em lê-lo por conta da sinopse, mas nunca de fato tive coragem, o autor nos deixa no escuro, nada de resumo, somente mistério e boas impressões de outros jornais, na contracapa ele ainda faz um apelo, que depois que ler, não conte os mistérios do livro para outros amigos para não perder o encanto, e adivinha? Me surpreendi!

Não sei ao certo se esse livro é um mistério, uma história sobre misericórdia, valores humanos e acreditar na bondade. Aqui temos a história de Abelhinha, uma jovem da Nigéria que fugiu para a Inglaterra e está fazem dois anos presa no centro de detenção, lá dentro ela se protege da melhor maneira possível, aprendendo a língua do país que agora ela está. Quando Abelhinha é solta está sozinha em um país novo com apenas uma sacola e uma carteira de motorista que não pertence a ela, sendo assim, ela faz apenas um telefonema para o dono da carteira dizendo "estou indo para sua casa, por favor, preciso de sua ajuda" quando a pequena Abelha chega na casa, o homem se enforcou, e é aqui que eu paro.


Andrew se matou por conta de Abelhinha, isso é notável, a notícia de sua chegada desencadeou algo dentro dele, que não foi capaz de suportar e sem saber disso tudo, Sarah, a esposa de Andrew resolve hospedar a pequena nigeriana e fazer de tudo para conseguir o visto da garota em seu país, esse esforço todo é para tentar reverter um erro do passado, esse é um dos principais motivos para a tensão do livro. Em todos os cômodos em que Abelhinha está, ela procura objetos para se matar caso a polícia chegue para deportá-la, isso é um fato triste e muitas vezes agoniante.


A narrativa alterna entre Sarah e Abelhinha, cada uma no seu ponto de vista, contando histórias do passado e presente para que o futuro de ambas possa existir, essa alternância na narração é muito importante, ela mostra como mundos diferentes se chocam a todo momento, Sarah uma editora insensível e sem tempo para delongas, Abelhinha uma jovem refugiada que na maioria das vezes consegue ter uma compaixão maior que seu corpo e não pensa duas vezes para se doar ao próximo quando ele precisa. Essa é uma história triste sobre amor, conflitos políticos e financeiros, perdão e humanidade. Sei que essa resenha foi um tanto quanto vazia mas segui os passos do autor, o mistério está na leitura, o encantamento está em cada página onde uma jovenzinha de um país pobre mostra que amor ao próximo não tem cor e muito menos saldo bancário. 




Titulo: Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 272
Sinopse: "Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa…Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola."


Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!