Posts Recentes

RESENHA O Livro de Memórias

18 de dezembro de 2016


Começo essa resenha dizendo que talvez esse tenha sido o melhor livro que li em 2016, não poderia fechar minhas leituras de maneira mais incrível.

Sammie é uma menina centrada e extremamente programada, ela já sabe o que quer para o futuro, vencer um debate importante a nível nacional, se formar, ir para Nova York e estudar para ajudar em questões sociais, tudo cronometrado para que ela tenha sucesso, mas a vida é uma caixinha de surpresas, não é?

Ela descobre que tem uma doença degenerativa, chamada NP-C, uma doença genética incomum entre adolescentes, onde seus órgãos e músculos vão ficando fracos, mas o sintoma mais alarmante é a demência.
Inicialmente Sammie não se preocupa com isso, ela tem certeza que a doença não afetará sua vida e ela dará conta de seus planos, mas para desencargo de consciência ela começa a escrever um pequeno diário, e é por meio desse que acompanhamos o caminhar da história, inicialmente você acha a menina uma personagem boba, superficial e que só quer se preocupar em conseguir seu encontro com Stuart, seu grande amor platônico, e não entende porque ela se afastou de seu melhor amigo da infância, Cooper. Com o desenrolar do diário, você vai da indiferença ao amor, e depois até a tristeza.

A doença chega até Sammie de forma cruel, começam com pequenos sintomas, como pequenos apagões de memória, e isso vai sendo resolvido conforme ela vai lendo o diário, mas as coisas ficam piores, afetam a coordenação motora, em alguns momentos Sammie, a doce adolescente chega até a babar. Nesse ponto fiquei perdida, achei que seria um romance, não uma caminhada de autoconhecimento, e aí entendi, o romance é absolutamente secundário, Stuart acaba se tornando seu namorado e caminha com ela para lutar contra a NP-C, e Cooper se aproxima dela também, sabe da gravidade da doença.

O grande "quê" disso tudo é que você se sente nas garras de um polvo, que sutilmente vai te prendendo até te agarrar totalmente na história, torci o nariz para essa capa rosa, comecei esse livro achando que seria um romance bobo, e terminei com um aperto imensurável no peito. Sammie é uma jovem forte, corajosa, lutadora, que abandona tudo contra a sua vontade, mas que não desiste das chances que a vida dá, com certeza um livro cinco estrelas e que levarei para toda a vida. 
“Temos que nos acostumar com a ideia de que ninguém se importa tanto quanto nós porquê... adivinha? Ninguém se importa. Sucesso, fracasso, tanto faz! Ninguém vai te dar um tapinha nas costas por passar todas as horas do seu dia estudando ou pesquisando ou desistindo de tudo para escrever. Então o ideal seria fazer todas essas coisas por nós mesmos, não pelos outros.”

Titulo: O Livro de Memórias
Autor: Lara Avery
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 392
Sinopse: "Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava."

*Exemplar cedido em parceria com a editora.
Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Espalhando Bonitezas - Web Design
Para o topo!