RESENHA! O clube de leitura de Jane Austen

segunda-feira, 6 de março de 2017
Título: O clube de leitura de Jane Austen
Autora: Karen Joy Fowler
Editora: Rocco
Nº de páginas: 320
Sinopse: "Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.
Ponto forte: No ano do bicentenário de sua morte, Jane Austen (1775-1817) continua atraindo leitores de várias idades, especialmente jovens. O livro é uma excelente porta de entrada para a obra de Jane Austen e agrada em cheio também aos já fãs da autora"


Você já imaginou encontrar a sua própria vida em um dos livros de Jane Austen? Pois é, a Editora Rocco fez isso por nós! 

O Clube de leitura de Jane Austen narra o encontro de 5 pessoas, todos com o interesse de debater sobre uma das maiores autoras de todos os tempos, o grupo é composto por 4 mulheres e 1 homem, cada um tem uma característica que torna diferente do outro membro, como Allegra, a mais nova do grupo, ou a velhinha mais casamenteira de todos, Bernadette. 
O clube teve inicio porque a amiga Jocelyn precisava se livrar das dores de um divórcio, é fato que após um evento como esse nossa cabeça e nossos sentimentos ficam tão mais fragilizados e nada melhor que Jane para curar essa dor. 
O fato da narrativa ser em terceira pessoa e oscilar o tempo todo entre presente e passado me deixaram confusa e por muitas vezes cansada da leitura, mas a curiosidade para entender a teoria dos 5 e me sentir naquele meio foi maior que qualquer outra sensação então me deixei levar. Se por vezes eu queria deixar a leitura de lado por estar cansada, muitas vezes eu queria seguir para saber sobre qual livro debateriam em seguida, qual vida iria se encaixar ali naquele pequeno e aconchegante momento.

Se você é fã de Jane obviamente vai se deliciar com o livro e entender que cada personagem está ali porque tem uma ligação especial com cada capítulo, você começa sutilmente sem entender e quando dá por si percebe que faz todo o sentido. Eu que fui uma breve leitora de Jane demorei um pouco a entender mas quando notei esse pequeno detalhe, fez toda a diferença, fiquei sorrindo um tempão em perceber esse pequeno cuidado por parte da autora, cada personagem foi muito bem construído para se encaixar em Jane, ou foi Jane que foi construída para se encaixar em nós? Eis um dos grandes mistérios da literatura.

Essa capa é muito condizente com a história toda, não só por esse ar aconchegante e essa cor tãããão Jane Austen, fiquei sabendo que o livro foi adaptado para o cinema e espero poder conferir em breve! Basicamente foi uma leitura agradável, não das melhores, mas que me deixou um pouco mais apaixonada por clássicos.


“O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido. Um bom livro era surpreendente na primeira vez, menos na segunda.”



7 comentários:

Ivi Campos disse...

Eu sou uma das fãs da Austen e com certeza, estou bem curiosa com este livro. Acho que a narrativa em terceira pessoa dará uma abrangência boa para o enredo e já quero ler pra ontem.
Beijos

No Conforto dos Livros disse...

Olá!! :)

Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) So e pena que não te tenha marcado muito...

Bem, já agora, eu quero ler Orgulho e Preconceito, da Jane Austen!... Não sei se vou gostar, mas e tao elogiado que quero experimentar...

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Estilo Gisele disse...

Olá,
Achei muito legal o fato dos personagens serem tão diferentes, mas ao mesmo tempo estarem todos de certa forma ligados ao enredo. Algo bem criativo.
Assisti um filme estes dias no Netflix relacionado a este tema e achei sensacional. Pois tenho alguns livros dela aqui na estante, mas mesmo sendo um clássico, ainda não os li. Então adoro ver o quanto este universo é recheado de fãs e coisas boas.
Beijos
Sorteio do Livro Louco por Você

Dryh Meira disse...

Oiee ^^
Hora da confissão vergonhosa: eu nunca li nada da Jane :'(
É, eu sei :/ Ainda assim, esse é um livro que me chamou muito a atenção, e não só porque a capa é muito linda. Estou querendo ler as obras da Jane antes de lê-lo, porque sinto que vou absorver e gostar ainda mais da obra. Editora Rocco parece ter arrasado ♥
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Livros & Tal disse...

Oieee!!!
Só li uma obra a Jane e eu confesso que sou doida pela autora!
Não conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante... acho que eu vou procurar um pouco mais sobre ele!

beijos
Livros & Tal

Alice Teixeira disse...

Oi querida,
Eu ouvi falar nesse livro. Mas ainda não tinha lido uma resenha ou até mesmo a sinopse. Vou pesquisar esse livro para ver se encontro para ler em e-Book. Pois parece ser uma leitura rápida. Gosto de livros que são narrados em terceira pessoa, pois me importo na escrita da autora...
Espero gostar do livro tanto quanto você ♥

Beijoss, Enjoy Books

Luana De Martins disse...

Olá!
Sou completamente apaixonada pelo filme e praticamente pulei de alegria quando vi que iam publicar o livro aqui hahahah estou louca para ver se eu vou gostar do livro tanto quanto do filme e as diferenças entre eles. Adorei a resenha!
Beijos,

Luana

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo