RESENHA Os 12 signos de Valentina

sábado, 25 de novembro de 2017
Titulo: Os 12 signos de Valetina
Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 392
Sinopse: "Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?"


*Livro cedido em parceria com a editora

 O que mais amo na Editora Record é como seus romances são doces e muitas vezes engraçados, tenho impressão que a coisa com eles funciona da seguinte forma: Ou o romance vai te deixar de ressaca literária ou ele vai te livrar dela.
 Passei um tempão sem conseguir me concentrar na leitura por ter finalizado O ódio que você semeia, tinha a impressão que já havia encontrado o melhor livro do ano e nenhuma outra leitura valeria a pena. Sei quão errado é isso mas indiretamente eu estava me sabotando, não conseguia ler mais nada devido a esse pensamento. Decidi optar pela primeira experiência com Ray Tavares e ver o que aconteceria a seguir, me senti renovada, feliz e muito mais solta, a escrita da autora me salvou e me soltou maravilhosas gargalhadas!
 Isadora é o esteriótipo de seu mapa astral, ariana fervorosa e impulsiva, ela descobriu de maneira horrenda que seu namorado a traia, e pra ajudar... Com uma de suas melhores amigas, tudo isso é muito surreal e distante da vida que ela vivia até então, Isa levava a vida dos sonhos, tinha um namorado incrível e sua família, apesar dos pais separados tem um esquema muito bacana e estão sempre presentes. Com a traição a garota entra em um poço sem fundo de depressão, inicialmente o livro é um mar de lamurias, a garota tem absoluta certeza que perdeu o homem de sua vida, que o príncipe encantado de fato não existe e que seu papel na terra, após aquela traição é ficar fazendo playlists tristes no Spotify. Após um porre e muita vergonha, no banheiro da balada uma senhora resolve falar sobre seu mapa astral e como ela e seu namorado(agora ex) estavam destinados a não darem certo, seus signos não combinavam de maneira alguma! Isso martelou em sua cabeça por alguns dias e Isa decidiu esquecer, mas um trabalho da faculdade resolve trazer tudo a tona... Isadora precisa fazer um trabalho importante na sua faculdade de jornalismo, a intenção é criar um projeto sobre qualquer assunto e tentar torná-lo um sucesso, tudo no anonimato, a unica pessoa que irá saber a identidade dos criadores dos projetos é o professor orientador, Isa decide fazer uma viagem por todos os signos do Zodíaco, ela resolve sair com um homem de cada signo e contar suas experiências com cada um deles.

"Eu odiava tequila. Eu odiava tequila mais do que odiava a bancada evangélica no Congresso. Eu odiava tequila mais do que odiava entrar no chuveiro e perceber que havia esquecido a toalha. Eu odiava tequila mais do que ouvir a minha voz no áudio do Whatsapp."

 Bom, esse é o pano de fundo da história e preciso dizer a vocês como foi engraçado acompanhar Isadora nessa jornada de sucesso! Inicialmente o livro me parecia uma completa fossa, eu estava com preguiça de tanta falta de amor próprio, Isa passou os primeiros capítulos sofrendo demais e minha vontade era dar um basta nisso tudo, sua prima fez isso por mim, aliás, ela é uma das melhores personagens da obra! Uma garota super pra frente, presente e que apoia a prima o máximo que pode e resolve levá-la para cair de beber em uma noitada, que amiga! Após o encontro com a faxineira que lhe diz sobre as imperfeições da combinação astral entre Isa e seu ex, esse assunto permeia sua cabeça um bom tempo até o trabalho que vem a calhar e ela resolve testar essa teoria na prática.
 Eu adorei a jogada da autora, Isa sair com um homem de cada signo foi uma ideia genial, principalmente para a reconstrução da auto estima da personagem, a postura"profissional" que ela adotou tornou-a quase uma deusa, os homens ficavam apaixonados por ela depois dos encontros, chegava a ser engraçado! É claro que no meio disso tudo o romance não poderia faltar, claro. Isadora conhece um garoto incrível mas ela tem um projeto em execução e não pode deixar de experimentar um único signo!
 O livro como um todo é muito bom, eu me diverti do início ao fim, a autora tem uma maneira muito leve de escrever e me senti conversando uma amiga super alto astral! Eu adorei todas as alfinetadas presentes no livro, ela criticando Bolsonaro, a bancada evangélica e tantos outros temas, mas algumas vezes isso me incomodou, creio que tudo tenha dose certa e em algumas vezes Ray Tavares forçava tanto para ser engraçada que ficava chato mas isso foi totalmente relevante e o enredo compensou! Eu fiquei tão perdida em sentimentos com essa leitura... No início queria dar um uma bofetada em Isadora para que ela acordasse para a vida e parasse de sofrer, depois queria ser ela, e passear por cada um dos signos do zodíaco, logo em seguida queria gritar para que ela não deixasse o homem de sua vida ir embora por conta de um projeto e no fim... Eu não dormi porque queria desvendar o maldito mistério da trama.
 Ray Tavares foi muito sábia na construção da história e cenário, tudo é muito bem ambientado, as situações são bastante engraçadas e é possível ver como a personagem evolui e encontra o amor próprio durante essa jornada, e o melhor de tudo, sabe aquela frase"os humilhados serão exaltados"? Pois bem, a vez da Isa chega no melhor estilo!
 O titulo do livro é Os 12 signos de Valentina porque Valentina é o nome que Isadora adotou como pseudônimo no seu projeto, que por sinal se torna um sucesso.


"Isso não é verdade, nós precisamos desesperadamente parar de espalhar essa "sabedoria antiga" por aí. Quero dizer, as pessoas devem se permitir sentir, sofrer e superar..."



16 comentários:

Livros & Café disse...

Oi, tudo bem?

Estou lendo esse livro no momento e adorando. Já conhecia o livro quando ele era postado no Wattpad, mas como não consegui ler pela plataforma, quis muitos ler agora no formato físico. A escrita da autora é muito divertida e dou muitas risadas lendo o livro.

Beijos.

Cabine de Leitura disse...

Outro dia li sobre este livro e confesso que me chamou atenção. O livro parece ser mesmo divertido, ainda mais por se tratar de signos kkkk O livro é novidade para mim, mas por está pegada leve e fluída ele está na minha lista de desejos.
Adorei a resenha, deu ainda mais vontade de ler.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Jéssica Christina disse...

Oie!
Não gosto de signos, acho besteira descrever varias pessoas com um só estereótipo! Mas esse livro parece ser bacana, pois parece ser uma leitura leve e divertida. Daria uma chance 💖

Vitória Doretto disse...

Oi!
Toda vez que passo na livraria fico em dúvida se compro ou não esse livro haha Acho que agora, depois que li sua resenha, na próxima vez que passar na livraria vou acabar comprando. Eu não tinha certeza se a história seria realmente engraçada, mas pelo o que você escreveu, além de engraçada e bem contruída, a trama é realmente leve de ler, o que é exatamente o que estou precisando agora :)
Beijos!

Lucy disse...

Olá!
Já ouvi falar desse livro, mas fiquei receosa de ler. Gostei da sua resenha, tirou algumas das dúvidas a respeito da história, acho que vale o risco.
Bjs
Lucy - Por essas páginas

Ivi Campos disse...

Tenho curiosidade para ler o livor porque se trata de um livro nacional e tenho visto muitos elogios, mas eu detesto esse papo de signos e acho que a leitura pode ficar cjata em função disso.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Tamires Marins disse...

Tenho lido várias boas resenhas sobre esse livro. Essa é a primeira vez, entretanto, que leio alguém mencionando essa parte onde ela critica o Bolsonaro e a bancada evangélica, que pena que ela forçou um pouco, mas só por essa parte ela já ganhou pontos comigo! Hahhaha

Beijos

Suzzy Chiu disse...

Hellooo!!
Eu quero ler o livro da Ray desde que a Galera anunciou e até hoje so tenho visto elogios.
Achei a capa linda e super a ver com o tema de signos e ainda bem fofo, sempre fui ligada em signos e acho que vou me divertir demais com esse romance.
Não sabia que ela falava essa parte de politica e religiao, mas ainda assim fiquei curiosa pra saber como ela enfiou esses assuntos haha.
Beijos.

Tainan Barboza Generoso disse...

Já me identifiquei com a protagonista: blogueira que curte signos. Fiquei curiosa para saber dos caras dos signos de aquário (considerados sem coração), gêmeos e virgem.

Instantes Memoráveis disse...

Olá, tudo bom?

É ótimo quando encontramos livros divertidos e que nos fazem sair da ressaca literária. Adorei a premissa da obra, nunca imaginei como seria sair com um homem de cada signo do zoodíaco, deve ser bem engraçado. Além disso, acho que isso deve ter melhorado muito a sua auto estima, já que alguns se apaixonavam por ela depois do encontro, rs. Mostrando algo realista e, ao mesmo tempo, gostosinho de ler (apesar de que, em alguns momentos, ela tentar "forçar") deve ser ótimo mesmo. Estou louca para ler xD

Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.

Tamara Padilha disse...

oi eu adquiri esse livro na black friday e pelos comentários, estava bem curiosa para ler. Essa semana dei uma pequena espiada no início dele e já fiquei toda fisgada pela história, mas estava com outro na frente, então ele será meu próximo. Adorei saber sobre todos esses altos e baixos da personagem e sobre a história dos signos. Pena que alguns momentos não chegaram a ser tão engraçados quanto a autora quis demonstrar, mas que bom que vale a pena.

Bruna Costabeber disse...

Olá!
Estou louca de curiosidade por esse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei muito contente por ter lido suas impressões e por você ter curtido a trama. Acho que deve ser muito engraçado ver a história acontecendo e essa personagem tão caricata e engraçada ganhando vida.
Vou, sem sobra de dúvidas, anotar a dica.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/

Manuscrito Literário disse...

Hey!
Esse livro só pela capa já deixa uma vontade absurda de lê-lo.
A Raissa então, é um amor puro.
Sua resenha venho completar o pacote de curiosidade. Já vou colocá-lo na meta do ano que vem.
Beijos
www.manuscritoliterario.com.br

Stalker Literária disse...

Oi!
Qua bacana essa história! É ótimo quando o personagem passa por algo que o munda completamente, que fica bem melhor e mais positiva, ninguém merece personagem na fossa hahaha.
Como não acredito muito em signos não o leria no momento, mas acho que fica na fila para uma leitura divertida

Ana Paula Medeiros disse...

Oi! Eu adoro livros assim, leves e divertidos. A premissa parece bem criativa. Nunca tinha lido nada relacionada a signos do zodíaco então vou anotar a dica.
Beijos!

Marilena Drigo disse...

Olá! Desde o lançamento desse livro estou ansiosa para o adquirir. Eu tinha lido brevemente a respeito dele ainda quando era postado no Wattpad. Quando soube que seria lançado por uma editora fiquei super feliz, rs. Espero gostar dele tanto quanto você quando tiver a oportunidade de ler. Enfim, adorei a resenha! Beijos.

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo