Posts Recentes

[RESENHA] Os crimes da rua Morgue

29 de dezembro de 2017

Título: Os crimes da rua Morgue, e outras histórias extraordinárias
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: ROCCO, selo Fantástica Rocco
Nº de páginas: 224
Sinopse: Consagrada pela crítica especializada como a obra inaugural da literatura policia, Os crimes da rua Morgue, de Edgar Allan Poe, foi publicado originalmente em Abril de 1841 na Graham's Magazine. É nessa história que aparece pela primeira vez o detetive Auguste Dupin, cuja fenomenal inteligência dedutiva o habilita decifrar mistérios aparentemente insolúveis, graças a um estudo atento e racional de pistas aparentemente desconexas.
O relato da proeza de Dupin, é feito por um amigo (de novo não revelado), que acompanha a investigação do caso passo a passo, delineando desta forma a dupla formada pelo detetive e seu parceiro narrador, modelo que tem sido retomado desde então por numerosos outros autores de livros policiais.

Em Os crimes da rua Morgue e outras histórias extraordinárias, obra essa traduzida por ninguém mais, ninguém menos, que Clarice Lispector, escritora essa renomada a qual já traduziu vários outros títulos da literatura policial.

Confesso que fiquei MUITO empolgado quando recebi o livro, afinal adoro um bom horror acompanhado de assassinatos e suspense, sem contar no cenário que só Poe consegue criar.
O livro é dividido em vários contos, somando um total de 18, e já começa com o meu favorito: Gato Preto. Esse eu já conhecia antes mesmo de ter lido o livro e mesmo depois de ter conhecido outras histórias extraordinárias, ele ainda continua sendo um dos meus prediletos.

                                                          

Por ser um livro com várias histórias, ele não se torna nem um pouco cansativo e muito menos demorado para ler. É realmente uma viagem, ou melhor, várias viagens, o que se passa aqui.
Degustei cada página com muito prazer, observando principalmente as citações de que vêem sempre antes de cada história começar a ser contada.


Esse livro foi o meu primeiro contato direto ligado à literatura de Poe. Já havia ouvido falar muito sobre suas histórias e seus livros, mas nunca cheguei a ter algum comigo, então acho que vocês já podem imaginar como deve ter sido minha empolgação né? (risos)

Além das histórias extraordinárias, o livro também nos trás ilustrações um tanto quanto macabras, feitas em folhas pretas ao início de cada conto novo, e eu confesso que AMEI demais tudo isso, vou deixar uma foto aqui para exemplificar melhor.


                                                 

Em suma eu gostei muito dessa obra que a Rocco fez com tanto amor e carinho para nós leitores, minha única ressalva são as folhas brancas, que me decepcionaram um pouquinho, mas nada que interferisse na magia das palavras e do que era ali, contado.

<3
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Olá, tudo bem?

    Eu tenho algumas edições dos contos de Edgar Allan Poe, mas essa versão da Rocco ainda não conhecia. Já viu a da Tordesilhas? É maravilhosa! Eu adoro o teor meio macabro que ele escreve <3.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra comprar alguns livros do Edgar Allan Poe! Já li alguns contos e adorei. Sua resenha ficou ótima *-* Não conhecia essa edição da Rocco, achei linda! Já coloquei na minha wishlist!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Folha branca acaba com a gente né? Que morte horrível. Meu único contato com Poe também foi com Gato Preto, acho que é seu conto mais famoso, né? Já quero essa edição emprestada! Hahhaah

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu comprei um livro com as obras do autor, só que de outra editora. Ainda não li, pois confesso que sou medrosa e estou me preparando, mas pretendo fazer isso em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Achei a arte gráfica bem caprichada e concordo com você quando diz que por ter muitas histórias, a leitura não será difícil. Fiquei curiosa e quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Espalhando Bonitezas - Web Design
Para o topo!