Posts Recentes

RESENHA Quando Tudo Faz Sentido

4 de junho de 2017



Preciso contar que amo livros que envolvem situações relacionadas ao nosso psicológico? Não, isso não é novidade e provavelmente não vai parar tão cedo. Obrigada Editora Rocco por manter o meu estoque de livros desse gênero sempre tão cheio! 

Uma das coisas mais bacanas sobre o livro é a respeito de quem o narra, não é Liz, não é Liam, não são as amigas, você precisa ler até o final, juntar os pedacinhos para assim entender quem é o narrador, e quando descobrir de quem se trata, vai absorver isso com um carinho enorme e simplesmente abraçar o livro. É o mínimo que você deve fazer após essa leitura, foi o mínimo que fiz ao terminar essa história repleta de teorias físicas, amor, saudade e ausências. 

Liz acabou de bater seu carro, isso não é spoiler, você descobre logo no início e o que você julga ser um acidente na verdade não foi, cada detalhe desse dia foi planejado para parecer um acidente, porque na verdade, isso foi uma tentativa de suicídio. Liz está saturada da sua vida, das banalidades, sua mãe sempre ausente que não tem tempo nem de atender o telefone, não aguenta a saudade do seu pai que morreu de certa forma por "culpa" dela, tudo é muito intenso para Liz, mesmo que a maioria das pessoas a julguem uma garota popular e maldosa as vezes. É muito fácil não gostar dela, Liz é uma garota maldosa, muitas vezes banal e até mesmo vazia, mas ninguém imagina o que se passa em sua cabeça, quais os seus problemas e porque ela desistiu da vida. 


Acho que foi isso que chamou a minha atenção no livro, jovens normais, agindo como jovens e que na verdade são tão frágeis que ninguém notou o pedido de socorro, muitas vezes sutis. Mas existe alguém que notou isso tudo, Liam, ele estava lá quando Liz, bateu seu carro, ele foi a primeira pessoa a ligar para a polícia, ele esteve ao lado dela o tempo todo, antes e depois, ele a amou em silêncio. Liam é um observador doce, sentimental e que dá vida ao romance, enquanto Liz permanece desacordada e o livro faz uma retrospectiva sobre seus dias antes do acidente, como ela planeou isso tudo (ela não precisaria se preocupar com o dever de física), mas o que te prende realmente são as perguntas, quem narra? Ela vai sobreviver?

Em muitos momentos me vi sentada em uma cadeira de hospital, ansiosa por Liz, abraçando Liam, gritando com os amigos falsos dela, é quase impossível assistir tudo isso calada.

O fato é que temos a história toda muito clara, Liz planejou seu suicídio para parecer um acidente, Liam ama ela em silêncio, mas agora não pode mais esconder isso, a mãe de Liz é ausente, só pensa em trabalho, seu pai morreu, seus amigos são banais, qual o sentido da vida? Pra que continuar vivendo se nem as aulas de física ela entende? Essa é a estrada que você vai seguir, e eu te garanto, leve lenços junto com você, vai precisar.

“Estava cansada. A gravidade a puxava com mais agressividade do que de costume. Quando fechava os olhos, ela a sentia, arrastando-a cada vez mais fundo. Eu a teria puxado de volta. Eu a teria salvado da queda, mas ela não viu minha mão.”


Título: Quando Tudo Faz Sentido
Autora: Amy Zhang
Editora: Rocco
Nº de páginas: 320
Sinopse: "Liz Emmerson é uma garota popular no colégio e tem uma vida aparentemente invejável. Por que ela tentaria tirar a própria vida, simulando um acidente de carro depois de assistir a uma aula sobre as Leis de Newton? Neste surpreendente romance de estreia, Amy Zhang, que nasceu na China e mora no estado de Nova York, aborda temas como abandono, bullying, depressão e suicídio com uma narrativa crua e pungente que vai arrebatar os fãs de obras como As vantagens de ser invisível, Nuvens de Ketchup e Meu coração e outros buracos negros, entre outros. Na trama, Liz é resgatada por Liam, um garoto que ela sempre desprezou, mas talvez uma das poucas pessoas ao seu redor capaz de enxergá-la além das aparências. Envolvente e emocionante, o livro – que prende também pelo mistério se a protagonista vai ou não sobreviver (e que só é revelado no final) – mostra a fragilidade, a solidão e os dilemas dos jovens de forma sensível e sincera."
Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!