Posts Recentes

RESENHA Olá, Caderno!

22 de dezembro de 2017


Antes de mais nada, permitam-me surtar, a Manu Gavassi veio pessoalmente me agradecer pela resenha, isso mesmo! A Editora Rocco me convidou para ler Olá, Caderno e relatar a minha experiência de leitura no blog da editora, eu não pensei duas vezes e aceitei! Mal sabia eu o que me aguardava... Manu Gavassi não só me surpreendeu como escritora, mas como pessoa também, sei lá como mas ela descobriu meu Instagram pessoal e me deixou um textinho super fofo por lá, me agradecendo pela resenha e tudo mais, como não amar? Você pode acompanhar meu post no site da editora Aqui!

Confesso que vi muito de Manu em Nina, a personagem, assim como a autora gosta de cantar e sonha em tornar isso a sua profissão, ela tem vergonha de mostrar os vídeos que grava... Me parece muito Manu Gavassi em seu início de carreira, fora isso, Nina é única!

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro em uma tarde e Olá, Caderno! Veio para acabar com todas as minhas expectativas! Eu esperava um livro chato, bobo e sem qualquer aprofundamento, me enganei completamente e isso de certa forma me deixa feliz. Nina enfrenta sérios problemas em sua casa, sua irmã mais velha e responsável por ela e seu irmão é um pouco estourada, com ela é tudo 8 ou 80, no início da leitura eu já achei isso estranho, imaginei que Manu tivesse exagerado na personagem com o intuito de substituir a mãe ausente, mas tudo tem um motivo, a personagem sofre de um transtorno psicológico grave e que definitivamente precisa ser abordado na literatura!

Os pais de Nina são separados, cada um mora em uma cidade, logo, ela convive com seus irmãos, essa ausência é retratada nos desabafos, quando ela sente saudade ou quando ela precisa de um eixo em sua vida e seus pais não estão por perto. Alguém que age como um verdadeiro irmão é seu melhor amigo Cadu, que está presente em tudo, seja para ouvir sobre sua paixonite semanal ou qualquer outro problema.

Preciso abrir meu coração, eu estava acreditando muito que Nina e Cadu formariam um casal, o clima existia, minhas apostas eram neles TOTALMENTE e Manu Gavassi me enganou... Acho que a intenção nisso, foi mostrar que nem sempre o romance precisa ser protagonista de uma história, Cadu além de melhor amigo é filho de um casal gay e Nina acaba desabafando sobre episódios de homofobia que os dois sofreram, vocês percebem? Isso não é um diário porque é sobre tudo e todos, sobre a vida como um todo e como ela anda e desanda sem que venhamos a perceber.
  


Nina desde o início faz questão de explicar que isso não é um diário e sim um caderno para desabafos, reflexões e que futuramente ela espera reler, isso se não perder ele antes... E essa é a cabecinha de nossa protagonista, avoada, divertida e questionadora. Acompanhamos em seu caderno seus desabafos, sejam eles quais forem, sobre sua família totalmente desajustada, seus amores, amigos, sua busca pela fama... Tudo é muito sincero e adolescente.
     



O livro conta com ilustrações fofissímas a cada estação e isso me fez ter um bom panorama sobre a personagem e os ambientes retratados, a edição feita pela editora é maravilhosa e sinceramente, impecável! a leitura dessa obra me tirou da zona de conforto e desconstruiu aquele estereótipo de que gente famosa escreve qualquer coisa banal, Manu foi profunda em todas as questões e soube como encaixar cada uma delas na vida de uma adolescente normal.



Título: Olá, Caderno!
Autora: Manu Gavassi
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 312
Sinopse: "Livro de estreia da cantora e atriz Manu Gavassi, "Olá, Caderno!" é uma ficção adolescente escrita a partir de entradas num diário. Ou melhor, caderno. É ali que Nina, uma garota de 17 anos, despeja seus pensamentos mais nobres e mais frívolos, além de desenhos, letras de música, poesias, e trata um retrato sincero de seus pais ausentes, de seus irmãos problemáticos, mas amorosos, de seus amigos e de outros personagens com quem convive. Como tantos adolescentes, Nina sabe o que quer da vida, mas não tem muita certeza sobre quem é ou como se encaixa no mundo. E a partir de sua perspectiva ácida e bem-humorada, divide com o leitor suas experiências, paixões, alegrias, dúvidas e tristezas."
* Exemplar cedido em parceria com a editora.
Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Espalhando Bonitezas - Web Design
Para o topo!