RESENHA Três coisas sobre você

quinta-feira, 15 de março de 2018
Título: Três coisas sobre você
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 288
Sinopse: "Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante."





 Não é de hoje que eu AMO livros que incluem a tecnologia e redes sociais em suas narrativas, eu acho sensacional essa jogada de inserir mensagens de texto, Facebook, Whatsapp e coisas do tipo na história, muita gente pode reclamar mas particularmente falando, creio que a literatura só se adapta ao seu meio, hoje somos extremamente viciados em telefones e internet, porque não inseri-los nas histórias de maneira saudável? Resolvi aproveitar as promoções do dia da mulher não só nos sites mas também em lojas físicas, a Americanas simplesmente deu 50% de desconto em todos os seus livros e essa belezinha aí saiu por apenas 5 reais, nem eu acreditei!
 Com uma narrativa gostosa, e uma maneira leve de lidar com as mudanças, Três coisas sobre você conta a história de Jessie Holmes que perdeu a mãe para o câncer e pouco tempo depois seu pai começou a namorar, por conta disso ela precisou mudar de cidade e agora faz parte de um novo núcleo familiar, onde sua madrasta é uma das peças principais. Sendo assim, cidade nova, escola nova e só expectativas! Em meio a isso Jessie recebe um email muito estranho, escrito por um anônimo que é aluno da mesma escola que ela e decide fazer a boa ação de apresentar para a nossa protagonista as coisas boas e ruins desse local. Imediatamente ela estranha isso, acha que é alguém fazendo chacota com a garota nova mas quando percebe que não consegue se adaptar, a única pessoa que resta para conversar é justamente esse endereço de email anônimo, mas é possível se apaixonar por alguém que você não conhece?





 Meu Deus que história mais amorzinho! Com o preço que paguei nesse livro não esperava que ele fosse tão incrível assim, de verdade! Me apeguei de tal forma nessa história e fiquei tão curiosa para descobrir a identidade da pessoa que simplesmente não dormi enquanto não terminava. 
 Jessie começa a conversar com essa pessoa anônima e não para mais, pra ajudar essa pessoa é pra lá de companheira e divertida, a única regra é não perguntar sobre a sua identidade. Acontece que as coisas são complicadas, nossa protagonista entra nessa escola que parece ser um local da "elite" onde a maioria das garotas são esnobes, as coisas em sua casa não vão bem, ela não gosta da madrasta, o filho dela é um verdadeiro pé no saco e seu pai não tem mais tempo, simples assim.
 É muito bacana acompanhar como as coisas vão sendo esmiuçadas e esclarecidas nesse livro, todas as ideias iniciais de Jessie vão se remodelando de acordo com o avanço da história, o conceito sobre a madrasta, o filho dela, os personagens, tudo vai mudando e pra ajudar claro que tem um romance! Ethan é um dos caras mais desejados da escola mas ele parece não se importar com isso, acaba se tornando parceiro de um trabalho escolar com Jessie e juntos eles vão esmiuçar poesias! Já Liam é o bonitão filho da dona da livraria onde a protagonista trabalha, Caleb está sempre por perto... Qualquer pessoa pode ser esse anônimo!
 Sinceramente falando, eu meio que me acostumei com leituras com uma carga pesada e mensagens importantes, mas as vezes a gente só precisa de um romance simples, algo água com açúcar, só isso! E foi o que aconteceu com Três coisas sobre você, com uma maneira diferente de narrar uma nova fase da vida adolescente e como a tecnologia pode ser capaz de cooperar para o amor, a autora sobre direitinho como me conquistar e me deixar cheia de vontade de ter um anônimo por perto.

“Fico pasma pensando em como todos somos insensíveis, como nos sentimos confortáveis diminuindo os problemas dos outros.”

14 comentários:

Luna disse...

Amei o quote que você colocou. O mundo está bem assim mesmo, ninguém se importa com ninguém. As pessoas olham para o próprio umbigo, apenas para seus problemas como se o sofrimento dos outros não fosse nada. Estou cansada disso tudo.

E entendo bem quando você diz que às vezes, por mais que até apreciemos leituras mais densas, pesadas, necessitamos de um momento para respirar. Eu leio alguns dramas, thrillers, livros de não ficção, mas depois fico desesperada por algo leve, divertido, por um pouco de paz e sorrisos.

Não sou muito de livros que misturam tecnologia. Entre um livro em que os personagens trocam e-mails e um em que eles se comunicam por cartas, prefiro a segunda opção.rsrs Mas é um gosto pessoal e também não odeio um livro simplesmente por ter troca de e-mails. Longe disso!

Sua resenha sobre esse livro me lembrou de um filme que amo muito: A Nova Cinderela. Nele os protagonistas se conhecem primeiro por e-mail e o relacionamento deles se desenvolve assim. É um filme queridinho, pois amei a releitura que fizeram do conto da Cinderela.

Fernanda Barroso disse...

Olá!
Que delícia né? Livro BB, bom e barato! O que pode ser melhor? Adorei a trama, amo esses romances água com açúcar e é claro que vou anotar a dica para um dia, quem sabe dou sorte de encontrar ele barato também? hahaha
Abraços

Beatriz Andrade disse...

Eu li esse livro quando foi lançando e adorei a leitura. Achei um YA maravilhoso e é ótimo para ajudar nos momentos de ressaca literária.

Alice Duarte disse...

Oiii

Li esse livro ano passado e até hoje se tornou um dos meus YA´s favoritos, eu amei demais a história e a maneira como a amizade entre eles vai se desenvolvendo meio que do nada, através de SMS, sem contar a expectativa de saber quem era afinal. Quero ler outros livros da autora, amei a escrita dela.

Beijos

www.derepentenoultimolivro.com

Viviane Almeida disse...

Olá Day, tudo bem:
Ainda não conhecia esse livro mas, parece ter uma história muito triste e emocionante, costumo pegar livro YA para ler entre um livro clássico e outra, por isso estou anotando a sua dica.

Beijos e abraços
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

Mari disse...

Pela sua resenha, esse livro parece ser bem do estilo que eu gosto de ler. Fiquei super curiosa e vou procurar para ler em breve. Também gosto quando as histórias envolvem redes sociais e tecnologia.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos

Laneeh Martins disse...

Olá, tudo bem?

Que história amorzinho! Não conhecia essa obra, mas fiquei com uma mega vontade de ler, por se tratar de uma história que é meu gênero favorito! Adoro esses livros água com açúcar, fazem a gente suspirar e sonhar. Dica anotadíssima!

Ps: nunca encontro essas promoções em loja física.

Beijos

Cabine de Leitura disse...

Adorei o preço que pagou pelo livro, por aqui nem em sebo encontro algo por esse valor. Gostei bastante da proposta do livro, claro que fiquei curiosa para saber quem é o autor dos e-mails que faz o coração de Jessie acelerar. Super concordo com você, as vezes só precisamos de uma leitura para descontrair. Não conhecia o livro, mas vou dar uma olhada nas Americanas da vida.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Jéssica Melo disse...

Olá, realmente o livro foi um achado por esse preço, pelos seus comentários ele parece ser daqueles romances bem fofinhos e leves *-* Vou deixar anotado para quando quiser uma leitura mais simples.

Bruna Costabeber disse...

Olá!
Eu li esse livro num momento que não conseguia ler mais nada e nem me envolver com outros livro. A leveza e forma simples como a autora trabalhou esse tema tão complexo, tocou meu coração. Acho que ela conseguiu pegar a história e trabalhar nela de uma forma simplesmente encantadora.
Seu último parágrafo resumiu a vida de todos os leitores.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/

Garotas Devorando Livros disse...

Olá!

Nossa não acredito que perdi esse livro por 5 reais, parece ser realmente muito amorzinho e sim é o tipo de livro que precisamos de tempo em tempo. É ótimo ler coisas significativas e com mensagens fortes ou enredos densos, mas uma água com açúcar aquece o coração não é mesmo? Fiquei mega curiosa para conferir essa história, já anotei na lista e assim que o preço estiver bacana vou comprar.

Beijos

D e s s a disse...

Realmente leituras mais densas e reflexivas são boas, mas nada como pegar uma leitura leve e descomplicada. A trama dessa obra parece ser bem assim mesmo. Já li diversas resenhas e não peguei nenhuma que não tenha gostado da trama, preciso conhecer a história logo.
beijos
www.apenasumvicio.com

Tamires Marins disse...

Oi, Day

Também adoro quando o livro tem elementos do nosso dia a dia tal como elementos das redes sociais, fica bem atrativo!
Eu não pude ir na Americanas dia 8, pena que eles não colocaram essa promoção no site também!
O livro saiu praticamente de graça, né? Assim que é bom! Hahahha
Desde que as resenhas dele começaram a sair eu acho que o dono das mensagens anônimas é o Ethan... um dia ainda lerei pra ver se acertei! Hahahah

Beijo

Alice Teixeira disse...

Oi oi querida!
Eu sou um pouco desconfiada de falar algo da autora, porque todos os livros que ela publicou (em inglês) eu já li. Esse livro foi o primeiro livro da autora e assim como você, eu também amei a escrita e principalmente o enredo da história. Bom, eu não sai de casa no dia das mulheres mas vi nos stores de muitos leitores que eles viram promoções nas lojas que vendem livros e tudo mais. Adorei a resenha e amei as suas fotos, espero que todos também gostem do livro ♥

Beijoss, Enjoy Books

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo