RESENHA A verdadeira história da ficção científica

quarta-feira, 6 de junho de 2018
Título: A verdadeira história da ficção científica
Autor: Adam Roberts
Editora: Seoman
Nº de páginas: 704
Sinopse: "Numa linguagem acessível e abrangendo uma grande variedade de obras, o crítico e escritor Adam Roberts traça o desenvolvimento da ficção científica desde suas origens até sua atual disseminação na cultura popular, com seus desdobramentos no cinema, música e TV. Apresentando argumentos de que a ficção científica tem suas raízes nas viagens fantásticas da literatura grega, Roberts passa pelas suas inúmeras fases e subgêneros, da Era de Ouro a New Space Opera, para mostrar que essa é uma das grandes culturas literárias do nosso tempo. Além de uma excelente fonte de pesquisa histórica, esta é certamente uma das mais significativas obras da atualidade no campo da ficção científica e a mais completa do gênero em língua portuguesa."

*Livro cedido em parceria com a editora



 Todo leitor não pensa duas vezes quando a pergunta é sobre o que você gosta de ler, independente do gênero, sempre temos bons motivos para justificá-lo, mas algo que me peguei pensando há algum tempo é: Amamos determinado gênero literário mas sabemos como ele nasceu? Qual foi o seu percurso histórico? Qual a sua importância em nossa sociedade? Quando me questionei sobre esses pontos, imediatamente achei que esse tipo de resposta eu encontraria em longas teses literárias e coisas do tipo, aquele material que quase sempre nos dá sono, mas ao ver os lançamentos do Grupo Editorial Pensamento me deparei com essa lindeza que tem como proposta esmiuçar a história da ficção científica passeando por todo o seu percurso, com a intenção de fazer o leitor se reiterar mais a respeito do que gosta e assim tornar o seu olhar um pouquinho mais crítico.



 Confesso que eu não esperava muita coisa dessa obra, não sou amante da ficção científica(isso fica a cargo dos colaboradores do blog) mas sempre me interessei muito pela história dos gêneros literários e a literatura como um todo, a intenção ao solicitar esse livro foi entender como esse fenômeno se deu e porque é tão importante e é uma das estruturas na literatura.
 Acho que o primeiro elemento a ser ressaltado nessa obra é sobre como ela deixa qualquer leitor muito confortável, a escrita do autor é extremamente fluída, ele usa de alguns macetes vez ou outra ácidos, usa exemplos bastante comuns no nosso cotidiano então o que é pra ser uma espécie de "enciclopédia sobre ficção científica" na verdade se torna um bate papo bastante leve, com exemplos que aproximam quem lê, sem aquele ar de livro extremamente academicista e com palavreado difícil.
 Outra coisa bastante interessante é o percurso histórico muito bem traçado pelo autor, ele vai fundo em todos os períodos, na intenção de deixar um terreno amplo o suficiente para que quem lê compreenda o seu conceito e também possa de certa forma vivenciar um pouquinho desse período. O autor buscou desde referências de livros, até filmes, séries, tudo isso para explicar cada conceito e usando sempre exemplos que você pode facilmente assimilar. Óbvio que Adam de certa forma propõe algumas problematizações e faz algumas observações mais diretas e pessoais, mas em momento algum o autor sugere que essa seja a opinião certeira, há sempre um espaço para que o leitor entenda a situação da obra de ficção tratada e que assim possa construir a própria opinião.
 Para quem pesquisa literatura, é sempre um trabalho danado encontrar obras que falem sobre a história da ficção, principalmente porque não há quase nenhum material traduzido, eu sempre vi isso como um grande furo no mercado editorial, pesquisadores sofrem demais procurando referências traduzidas, mas A verdadeira história da ficção científica veio para mudar essa situação! Um livro bastante completo e que atende ao público no geral, seja um leitor curioso ou um pesquisador que visa escavar ainda mais esse gênero tão rico e responsável por grandes nomes na literatura mundial.

A ficção é necessariamente concreta e definitiva; ela não permite abertura de alternativas. Seu objetivo de ilusão impede uma amplitude apropriada de demonstração.

29 comentários:

Karine Fernandes disse...

Bem legal e interessante a sua resenha e sua opinião sobre o livro, mas não é meu tipo de leitura não é algo que eu vá lê, então deixarei a dica passar, mas obrigada mesmo assim.

Viviane Almeida disse...

Oi Day, tudo bem? Eu não leio ficção cientifica com a mesma frequência que leio thrillers ou terror mas, no geral é um gênero que eu gosto e quero conhecer muitos livros dele, não tinha conhecimento dessa versão histórica falando sobre ficção cientifica e já fui formulando muitas coisas na minha mente sobre os assuntos que devem ser tratados nele, mas, fiquei um pouco receosa quando você disse que esperava mais dele..rs! Tipo ler ou não ler....kk
Assim, que eu puder darei uma chance para ele, história sempre é bom!

Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane

Angélica Lima disse...

Oi, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas o fato de ser uma leitura agradável até mesmo pra quem não curte ficção científica soma pontos, já que eu sou uma dessas leitoras, rs.
Bjs

Nay* disse...

Esse livro parece bacana pois parece que até que não lê ficção científica com frequência pode se interessar em ler ele, o que confesso que é o meu caso.

Ana Carolina Domingues Almeida disse...

Olá bom dia!

Muito interessante sua leitura hein....fiquei bastante curiosa para ler, pois tbm não gosto muito de ficção cientifica e como vc diz que a leitura foi fluida, espero gostar tbm!

Bjs

Jose Marcos Rodrigues disse...

Oii, tudo bem?
achei a ideia do livro maravilhosa, fique bem curioso para ler.
Só consigo encontrar ele no site da editora né?

abraços.

Tiffannyk disse...

Mesmo que eu não leia muito, ou quase nada de ficção científica, eu também super amo ler sobre como as coisas surgiram ou como são feitas.

Ótima indicação.

https://thereviewbooks.com.br/
#thereviewbooks

Viviane Dutra disse...

Oi day, nunca tinha parado para pensar nesta questão de como surgem os gêneros literários, bem interessante! Este livro ainda não conhecia, achei meio complexo para mim, mas uma leitura muito válida. Obrigada por compartilhar conosco.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com/

Michelle Ladislau - As Leituras da Mila disse...

Oi.
Tudo bom?
Achei interessante a ideia de um livro nos mostrar a origem de determinado gênero, mas sinceramente mesmo você tendo gostado é uma leitura que não faria.
Sua resenha ficou bem interessante, gostei demais.
Beijos

Debyh disse...

Olá,
Nossa que livro interessante! Parece ter tido realmente uma pesquisa intensa para produção do mesmo, o tema é algo que me interessa e com toda certeza é um livro que indicarei para outras pessoas que amam o gênero.

Debyh
Eu Insisto

Fernanda Barroso disse...

Olá! Um livro bem diferente esse, como você disse, a gente espera que um assunto assim seja tratado de forma acadêmica e não em um livro de fácil acesso e compreensão, acho que isso é o mais interessante. Apesar disso, não chamou a minha atenção para realizar a leitura, por isso, passo a dica.
Abraços

Blog Por Vários Lugares disse...

Eu não gosto desse gênero e quase não li livros desse estilo, então, mesmo que sua resenha esteja maravilhosa o livro não me chamou atenção.
Ainda não superei a beleza do blog haha <3
Beijos
porvarioslugares.blogspot.com

Nina Spim disse...

Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Adoraria ler sobre o tema, acho que temos mesmo uma carência de material dessa temática que, infelizmente, fica mais restrita a estudos acadêmicos. Gostei muito da resenha <3

Love, Nins.
www.ninaeuma.blogspot.com

Book Obsession disse...

Oi Dayhara!
Que livro interessante. Assim como você Ficção científica não faz meu gênero literário, mas é legal saber que produziram uma obra contando mais da história e como surgiu esse gênero. Parece ser bem rico em detalhes e muito esclarecedor.
Gostei dessa dica e sua resenha está bem convidativa.
Beijos!

Camila de Moraes

Cabine de Leitura disse...

Achei muito pertinente a pergunta que se fez, eu confesso que nunca tinha pensado . Mas saber que a narrativa é fluída e leve me agrada, ainda mais se tratando de ficção científica, que tende a ser meio técnica. Uma obra inovadora dentro do cenário editorial nacional, uma excelente dica.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

D e s s a disse...

Eu amo livros de ficção científica, e normalmente não curto ler livros de não ficção, mas essa é uma leitura que eu quero muito fazer! Que bom saber que os termos e linguagem são fáceis de entender.
beijos

Milca Abreu disse...

olha, que blog maravilhoso!
eu adoro ficção científica e pode apostar que vou comprar pra ontem

Mercia Machado disse...

Oi!
Não conhecia o livro, mas adoro ficção e fiquei super curiosa em conhecer a obra.
Já anotei a dica!
Beijos

Ivi Campos disse...

Confesso que nunca me interessei pela história do gênero que eu prefiro ler, mas o seu post me despertou a curiosidade em ir atrás pra saber. Curiosamente, eu conhecia o inicio da ficção cientifica na literatura e adorei relembrar no seu post.
Beijos

Nayara Borges disse...

Olá!
Eu nunca me perguntei sobre a origem dos gêneros literários. Agora que você colocou isso em questão fiquei bem curiosa. Eu adoro ficção científica e estou surpresa por esse livro ser bem fluído, pq geralmente livros explicativos já me espantam, pq o que eu espero é sempre uma tese, mas esse parece ser bem interessante. Vou colocar na lista e indicar para um amigo que tenho certeza que vai amar.
Beijos
Nay
Traveling Between Pages

Luna disse...

Eu também não sou amante da ficção científica (só quando se trata de viagens no tempo como em Outlander) e por esse motivo mesmo que você tenha gostado do livro eu não o leria. Se eu fosse escolher ler sobre a história de algum gênero seria do romance e do suspense, das distopias também.rs Não que eu nunca leia um livro desse gênero, mas não é um dos meus preferidos. Está bem longe de ser.

Cila - Leitora Voraz disse...

Oi Day, sua linda, tudo bem?
Eu adoro ficção científica, mas nunca li um livro que fale do assunto de uma forma mais didática como esse. Mas como é um assunto muito interessante para mim, se tiver tempo darei uma chance sim.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

Aline Coelho disse...

Não conhecia esse livro, mas achei ele bem interessante. Com certeza é muito positivo quando pesquisamos mais detalhes sobre algum gênero que gostamos ou temos curiosidade. Dica muito útil. Beijos e parabéns pela leitura e resenha.

Marijleite disse...

Olá, eu tinha visto a capa desse livro e estava mesmo curiosa pra ver uma resenha sobre ele. Eu tenho interesse em saber mais sobre a história da ficção científica, então, pelo seu post, é uma leitura que com certeza me agradaria.

Cia do Leitor disse...

Olá!
Acredito que esse livro vai encantar bastante os amantes de ficção. Irei repassar sua dica de leitura para os resenhistas do Cia. Anotadíssimo a dica.
Nizete
Cia do Leitor

Alice Teixeira disse...

Oi oi querida!

Recentemente eu li um livro do gênero, mas acabei protelando demais para terminar. Esse livro me parece idêntico a minha antiga leitura, e como eu estou adorando (mesmo tendo algumas dificuldades para terminá-las) ler gêneros novos, tenho certeza que vou AMAR esse livro. E vamos combinar que a sua resenha ficou maravilhosa!

Beijoss, Enjoy Books

Ana Caroline Santos disse...

Olá, tudo bem? Parece ser um livro interessantíssimo. Não o conhecia, mas fiquei bem curiosa por falar de um gênero que aos poucos estou me familiarizando. Adorei a dica <3
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Mara Santos disse...

Ficção científica não é muito a minha, mas achei a proposta do livro de contar como tudo começou mega interessante. Deve ter sido uma leitura carregada de descobertas né?!

Bruna Eduarda disse...

Olá! Tudo bom?

Ainda não tinha ouvido falar do livro e confesso que não me interessei muito por ele, sei que se visse capa assim que eu olhasse o titulo e passaria direto já que não gosto de ficção cientifica. Porém gostei de saber que o autor escreve bem sobre os percursos históricos. Tenho certeza que quem é fã do gênero apreciaria isso ♥

Beijos

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo