RESENHA Os seis finalistas

sexta-feira, 27 de julho de 2018


Título: Os seis finalistas
Autora: Alexandra Monir
Editora: Jangada
Nº de páginas: 328
Sinopse: "Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas.  Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vida"
*Livro cedido em parceria com a editora

 Se a Jangada diz que esse livro é o queridinho dela ultimamente é porque esse livro é incríveeel! Primeiramente, essa capa é linda demais, foi amor à primeira vista. Logo que eu comecei a ler comecei a sentir uma semelhança com The Hunger Games (Jogos Vorazes) por serem Vinte e Quatro jovens escolhidos para ficarem um período treinando antes de irem para o espaço. Me lembrar Jogos Vorazes fez com que eu me interessasse mais pela história, mas não pense que o livro é bom por se parecer um pouco com algum outro, Os seis finalistas é bom por si só.
 A história é a seguinte: depois de tantos anos sofrendo maus tratos, poluição e desrespeito ao meio ambiente a Mãe Natureza decide retribuir aos seres humanos todas as coisas ruins que eles fizeram à terra. Enchentes destroem vários países ao redor do mundo matando várias pessoas e deixando famílias sem todos os membros, sem lar e sem rumo na vida. Agora todos vivem do jeito que conseguem, lutando para sobreviver mais um dia, o governo faz racionamento de comida e tenta ajudar como é possível.




 Em meio a esse cenário devastado, os cientistas tentam encontrar uma saída para a humanidade, e qual é essa saída? Povoar outro planeta, para ser mais especifica a lua de Júpiter, também chamada de Europa. Mas para isso acontecer eles precisam mandar alguém para lá, Os seis finalistas, e é ai que entra nossos protagonistas. Naomi é filha de imigrantes e mora nos EUA, é uma garota muito inteligente, manda muito bem em ciências e tem até alguns prêmios. Se tem uma coisa no mundo que ela ama é sua família, seu irmão mais novo, Sam, tem um problema no coração e ela sempre tenta achar um jeito de curar ele, uma vez ela hackeou o sistema do hospital para descobrir o que ele tinha, como podemos ver ela é muito esperta.
 Leonardo é um jovem italiano que, antes de acontecer essa tragédia com a terra, era um ótimo nadador, venceu várias competições quando estava no colégio, mas ai veio as enchentes que mataram toda a sua família e ele ficou sozinho no mundo e desde então vem tentando sobreviver a cada dia de uma vez. Quando a narrativa é iniciada ele está pronto para se matar, ele não aguenta passar mais um dia olhando os pertences de sua família e imaginando como seria se eles ainda estivessem vivos. Mas quando ele está pronto para acabar com seu sofrimento ele ouve o som de um navio chegando e fica curioso e o segue. Podemos dizer que essa escolha mudou a vida dele para sempre.
 Naomi e Leo são recrutados para serem um dos Vinte e Quatro jovens que treinarão duro para salvar a humanidade, sem pressão. Apesar de Naomi e Leo ficarem muito amigos durante o treinamento, eles têm intuitos diferentes em relação aquela viagem. Para o Leo aquela viagem é a salvação da sua vida, ele precisa conseguir ficar entre os seis finalistas que irão para a lua de Júpiter, ele não conseguiria voltar para a Itália e viver sozinho de novo. Mas Naomi não quer ir por nada nesse mundo, ela é muito ligada a família e a seu irmãozinho doente e sente que não pode deixa-lo, mas isso tudo não é uma escolha, é um recrutamento.
 Naomi promete a seu irmão que vai encontrar uma forma de voltar para casa e acabar com aquela ideia insana de mandar seis jovens para o espaço. Ela e o irmão seguem um blog chamado O conspirador do espaço que tem toda certeza que existe vida na lua de Júpiter e que essa viagem é muito perigosa. Baseada nisso, Naomi vai até o fim para provar isso e salvar a todos com a ajuda de Leo.
 O final é surpreendente e eu só vou dizer uma coisa: EU PRECISO DE UMA CONTINUAÇÃO...
 P.S: A frase no topo do livro te dá um spoiler do que vai acontecer, mas você só se toca no final...




"Aprendemos da forma mais difícil na Terra que nenhuma tecnologia ou riqueza vale poluir e destruir nosso planeta. Vocês não podem se dar ao luxo de cometer o mesmo erro em Europa."

31 comentários:

Profª Nara Dias disse...

Eu já havia lido a sinopse desse livro e fiquei ligeiramente tentada a ler. Dessa vez fui convencida por sua resenha, realmente esse tipo de livro é excelente para nos fazer refletir sobre a ação da humanidade sobre a natureza. Beijos

Nara Dias
Viagens de Papel

Clayci disse...

QUE CAPA MARAVILHOSA <3
A sua é a primeira resenha que eu leio sobre o livro e preciso dizer que estou encantada e empolgada para dar uma chance pra leitura. AMO o gênero e tenho certeza que essa leitura traz várias reflexões <3

Sai da Minha Lente

Leitura Enigmática disse...

Adoro esse tipo de leitura, esse estilo me fascina e tenho certeza que irei gostar muito dessa história. Estou muito curioso para ler.

Gustavo
http://www.leituraenigmatica.com

Ana Carolina Lopes disse...

Oieee, tudo bem contigo?
Adorei sua resenha e com certeza já adicionei o livro na minha enorme lista d leitura! A premissa me chamou bastante a atenção, adoro essas histórias meio que pós-apocalipticas onde os seres humanos precisam se virar com o que sobrou, sua resenha me lembrou "The 100", quero muito conhecer essa história.
Abraços

Leituras de Ana

Karine Fernandes disse...

Já tinha escutado falar desse livro a algum tempo, mas confesso que não é um livro que me chame a atenção para a leitura, e que bom que gostou tanto ao ponto de querer uma continuação, espero que tenha e que lhe agrade assim como esse.

Bjs

Karini Couto disse...

Tudo bem?!
Estava na dúvida sobre ler ou não esse livro e sua resenha me deixou claro os pontos e o que esperar da história.

Fiquei curiosa e espero ler em breve.
Beijos.

www.alempaginas.com

Ritchelly Galani disse...

Eu simplesmente amei o enredo desse livro O_O sério eu amo esses cenarios tão hostis que obrigam a humanidade a tomar medidas desesperadas.. Povoar outro planeta nunca me parecer uma boa idéia haha mas com certeza fiquei curiosa com a continuação.. Obrigada pela dica, entrou para minha lista!

Beijos,

D e s s a disse...

Você falou bastante da trama, mas queria saber mais como é a leitura e o que você sentiu e tal. A premissa em si me interessou bastante, adoro esse tipo de livro, então é óbvio que eu já quero ler.
beijos

Fernanda Barroso disse...

Olá!
Menina, eu não tinha ouvido falar desse livro até agora, mas agora que li a sua resenha, estou louca para poder ler e conhecer. Conseguiu aguçar imensamente a minha curiosidade! Dica super anotada!

Abraços

Aninha Goulart disse...

Oiii,

Eu já tinha visto esta capa e achado ela linda, mas nem procurei saber um pouco mais sobre a história. Só com a premissa a primeira coisa que me veio. Mente também foi Jogos Vorazes rs, mas fico feliz que para além de qulquer semelhança a história é boa por si só. Fiquei curiosa para saber como as coisas vão se desenrolar e o que aconteceu com a missão anterior. Bom tudo parece ser muito instigante e espero poder conferir em breve.

Beijonhos...
http://www.paraisoliterario.com

Divulga Autores disse...

Você conseguiu me deixar ainda com mais expectativas em relação a esse livro. É minha próxima leitura e depois de ler sua resenha, quero terminar minha leitura atual e ir para ele. parabéns pela resenha maravilhosa.

Ps Amo Leitura disse...

Olá.

Adorei sua resenha. Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas esse estilo de "ficção científica" me conquista e muito!

Beijos,
Blog PS Amo Leitura

Ju disse...

Amo ficção científica, e fiquei super interessada na obra! Você falou que precisa de uma continuação, então fiquei com uma dúvida: ela existe? Porque adorei esse negócio de recrutamento, de gente querendo ir e gente não querendo ir, a suspeita de já ter vida na lua de Júpiter... Mas se não existir a continuação prefiro esperar que exista pra não ficar agoniada.

Luciana Souza - Maio Literário disse...

Menina eu ando num que de ficção cientifica haha eu confesso que já fiquei louca só com a sua resenha e já quero muito que aja continuação, esse com certeza vai para minha pequena listinha. Um beijo moça.

Ventos de Maio

Vitória Doretto disse...

Oi, Dayhara!
Apesar de ce não falar muito da sua experiência de leitura do livro, deu para perceber que ce curtiu muito a história pela empolgação com que ce contou o enrede hehe gostei bastante da premissa (acho que ainda não tinha parado de verdade para prestar atenção nessa história) e a capa é lindona mesmo, super vou colocar na minha listinha já :3 Beijos!

Viviane disse...

Olá Dayara, tudo bem contigo? Olha faz um tempão que eu não leio ficção cientifica mas, preciso urgentemente modificar essa situação! Esse livro acabou de entrar para o topo da minha lista de compras, espero que as promoções ajudem..haha

Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane

kênia Cândido disse...

Oi Dayhara.

Eu não conhecia este livro e pela sua resenha, eu estou desejando tê-lo na minha estante. Adoro cenários devastados e dessa vez a mãe natureza retribuindo aos seres humanos todas as coisas ruins, isso despertou minha curiosidade. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica. Adorei ela.

Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Thayenne Carter disse...

Olá,

A premissa desse livro me lembra muito 172 horas na lua, que não li, mas me atraía justamente por ter uma premissa tão diferente, quando criança eu era apaixonada por ciência, astronomia sempre me interessou, por isso quero desesperadamente conhecer melhor essa história. Concordo com você, essa capa é divina!

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

Debyh disse...

Olá,
Achei interessante essa coisa meio scifi e distopia. Apesar de distopia não ser meu gênero favorito eu gosto da ideia de encontrar solução para problemas complicados e coisas do tipo, parece realmente muito bom!

Debyh
Eu Insisto

Luna disse...

Nossa! Que interessante! Creio que já tinha visto alguém mencionar esse livro entre lançamentos, mas não despertou minha curiosidade. Só que depois da sua resenha fiquei doidinha para ler!kkkkkkkk... Não faz meu estilo, não parece se encaixar nas leituras que estou habituada a fazer e ficção científica definitivamente não é minha praia, mas fiquei desejando ler Os seis finalistas.

Eu, sinceramente, acredito que existe vida fora da Terra. Acho que o ser humano é egocêntrico demais, por achar que tudo gira em torno dele, que só a Terra foi privilegiada.rs Talvez daqui a 200, 300 anos, mas que vai ser descoberto algum outro planeta habitado e com toda uma estrutura própria isso vai!

Bjs!

Carla disse...

Oie!
Opa, que livro interessante! O problema que tem uma continuação, assim eu fico mais ansiosa para conferir.
E como tem esse lado da distopia, com certeza será um livro que vou gostar muito.
Bjks!
Histórias sem Fim

Profissão: Leitora disse...

Não conhecia a obra, e não lembro de tê-la visto em nenhum outro local, ou pelo menos não me ative a isso. Mas adorei o plot, adoro histórias com um pé ficção. eu não li Jogos Vorazes então não fiz essa ligação que você fez, mas me lembrou algo de Perdido em Marte. Não curti ter continuação, gosto de livros únicos.

;D
Nelmaliana Oliveira

Jéssica Melo disse...

Olá, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários ele parece estar com um enredo bem bacana e diferente *-* Espero que não seja uma série longa e que os próximos livros saiam em breve.

Ana Caroline Santos disse...

Olá, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar do livro, mas adorei a sinopse e sua resenha. É série né?! Vou esperar o lançamento do resto para dar uma chance. ADORO spoilers na cara, mas que só descobrimos lendo haha Adorei <3
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Carol Oliveira disse...

Oie!

Nossa não conhecia esse livro mas já fiquei super curiosa, adoro essas distopias que envolvem competições ou algo do tipo, atualmente tem sido os únicos livros com adolescentes que consigo ler, e já estou colocando esse na minha listinha de desejados!

Beijos
Carol
www.thereviewbooks.com.br

Mayara Milesi disse...

Olá, minha nossa que livro é esse?

Até o momento não tinha lido nenhuma resenha sobre ele ou ouvido falar sobre ele. Ele já começa nos arrebatar com essa capa, a premissa é sem a menor dúvida a cereja do bolo.

Dica mais que anotada.


Beijão

Ivi Campos disse...

O alerta sobre a frase na capa do livor me fez querer ler imediatamente a capa, mas me contive e quero ler apenas quando concluir a leitura. Fquei bem interessada na premissa, principalmente com essa vontade do personagem querendo se matar e sobre superar isso.
Beijos

Mara Santos disse...

Achei a história super interessante, me chamou atenção por vc dizer que lembra de Jogos Vorazes, que eu amo, então anotei a dica de leitura!

Salvattore Mairton disse...

Tudo já começa pela capa, que é linda .a historia realmente parece incrível e os personagens citados por você na resenha bem divertidos .Gostei de saber que a historia lembra Jogos Vorazes que já amo de paixão .dica anotada

Motivação Literária disse...

Olá tenho muita vontade de ler este livro adorei a resenha!Não conheço á autora mais achei bem criativo á proposta dela!

Kelly Alves disse...

Oi Day,
Já estou namorando esse livro há um tempinho e sua resenha mara só aguçou mais a minha curiosidade, adoro livros de sci-fi e esse enredo é bem convidativo, dica mais que anotada e grifada hahaha.

Postar um comentário

 
© Uma dose de Cacto - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy. Tecnologia do Blogger.
imagem-logo