Posts Recentes

RESENHA Mamãe & Eu & Mamãe

8 de junho de 2018


Para quem não sabe o Grupo Editorial Record está com o selo de publicações feministas Rosa dos Tempos e pra mim esse é um dos melhores projetos da editora, nada mais justo que publicar obras desse cunho, e que de certo modo acabaram sendo esquecidas pelo mercado editorial. Maya Angelou nunca havia sido traduzida, apesar de ser a única obra escrita por ela, por algum motivo que não entendo, poucas pessoas conheciam. Eu sou um desses casos e fico feliz que a editora tenha mudado essa situação, conhecer um pouquinho sobre Maya e sua relação com sua mãe definitivamente me fez ver o mundo de maneira completamente diferente da que eu encarava, e me fez acreditar que o feminismo muitas vezes é de sangue sim, principalmente quando se trata de mulheres negras.


A obra basicamente vai falar sobre a relação de Maya com sua mãe, sem qualquer tipo de floreio e coisas do tipo, Vivian não era uma mulher fácil de lidar, vez ou outra o amor entre as duas beirava algo perigoso e de difícil julgamento, mas quando mulheres negras ousam existir em ambientes onde são cotidianamente silenciadas, é isso que acontece. Maya viveu parte de sua infância com sua avó e depois de crescida conheceu sua mãe, esse primeiro contato foi bastante complicado, a autora demorou muito tempo para até mesmo se sentir confortável em seu novo lar, chamar Vivian Baxter de mãe então... Algo que emociona até mesmo quem lê, quando isso é relatado.

Eu não fazia ideia de que esse livro me emocionaria tanto, acompanhar a trajetória de Maya por meio da sua convivência com a mãe é uma maneira genial de mostrar como mães negras tem uma forma diferente de criar seus filhos, para além de todo o processo de ensinamento, é preciso preparar essas crianças para o racismo que está enraizado em nossa sociedade, é preciso torná-los fortes antes mesmo de crescerem, isso soa doloroso, mas é bastante real. O amor entre as duas é puro e maravilhoso de se ler, Vivian está presente em todos os momentos importantes da vida de Maya, sendo eles bons ou não, ela estendeu a mão para a filha em todas as situações, seja quando a mesma engravidou, decidiu morar fora e até mesmo quando ela foi vítima de um relacionamento abusivo e esteve à beira da morte. Em momento algum a mãe de Maya pareceu ter medo, ela sempre enfrentou tudo com muita bravura e a impressão que tive é que apesar disso ser algo natural dela, ela fazia porque sabia que precisava ser forte para que Maya aguentasse a situação também. Vivian existia como um trampolim para que a filha pudesse realizar seus sonhos. 

Maya tem uma maneira muito sincera de escrever, até mesmo quando não concordava com algumas coisas sobre sua mãe ela não maneirou nas palavras, creio que mostrar os pontos fracos de alguém que você ama, e ainda assim seguir amando incondicionalmente é uma maneira primorosa de demonstrar que o amor materno é maior que tudo. A edição é super curtinha e você lê em pouquíssimo tempo, apesar disso são diversos temas tratados, desde racismo, machismo, relacionamento abusivo e dificuldades da época. Uma leitura que definitivamente vale a pena. 
"Você foi uma trabalhadora incansável - graças a você, mulheres brancas, negras e latinas zarpam do porto de San Francisco. Você foi chapeadora naval, enfermeira, agente imobiliária e barbeira. Muitos homens e - se não me falha a memória - algumas mulheres arriscaram a vida para amá-la. Nunca existiu pessoa mais grandiosa do que você. Você foi uma péssima mãe de crianças pequenas, mas nunca houve uma mãe de adolescentes melhor do que você."


Titulo: Mamãe & Eu & Mamãe
Autora: Maya Angelou
Editora: Rosa dos Tempos
Nº de Páginas: 176
Sinopse: "Último livro publicado pela poeta e ativista, Maya Angelou, Mamãe & Eu & Mamãe descreve seu relacionamento conturbado com a mãe, a empresária Vivian "Lady" Baxter, com quem voltou a morar aos 13 anos, depois de dez sob os cuidados da avó paterna. É a jornada de uma mãe e filha em busca de reconciliação assim como uma reveladora narrativa de amor e cura."
*Exemplar cedido em parceria com a editora.


RESENHA A Verdadeira História da Ficção Científica

6 de junho de 2018


Todo leitor não pensa duas vezes quando a pergunta é sobre o que você gosta de ler, independente do gênero, sempre temos bons motivos para justificá-lo, mas algo que me peguei pensando há algum tempo é: Amamos determinado gênero literário mas sabemos como ele nasceu? Qual foi o seu percurso histórico? Qual a sua importância em nossa sociedade? Quando me questionei sobre esses pontos, imediatamente achei que esse tipo de resposta eu encontraria em longas teses literárias e coisas do tipo, aquele material que quase sempre nos dá sono, mas ao ver os lançamentos do Grupo Editorial Pensamento me deparei com essa lindeza que tem como proposta esmiuçar a história da ficção científica passeando por todo o seu percurso, com a intenção de fazer o leitor se reiterar mais a respeito do que gosta e assim tornar o seu olhar um pouquinho mais crítico.


Confesso que eu não esperava muita coisa dessa obra, não sou amante da ficção científica (isso fica a cargo dos colaboradores do blog) mas sempre me interessei muito pela história dos gêneros literários e a literatura como um todo, a intenção ao solicitar esse livro foi entender como esse fenômeno se deu e porque é tão importante e é uma das estruturas na literatura.

Acho que o primeiro elemento a ser ressaltado nessa obra é sobre como ela deixa qualquer leitor muito confortável, a escrita do autor é extremamente fluída, ele usa de alguns macetes vez ou outra ácidos, usa exemplos bastante comuns no nosso cotidiano então o que é pra ser uma espécie de "enciclopédia sobre ficção científica" na verdade se torna um bate papo bastante leve, com exemplos que aproximam quem lê, sem aquele ar de livro extremamente academicista e com palavreado difícil.

Outra coisa bastante interessante é o percurso histórico muito bem traçado pelo autor, ele vai fundo em todos os períodos, na intenção de deixar um terreno amplo o suficiente para que quem lê compreenda o seu conceito e também possa de certa forma vivenciar um pouquinho desse período. O autor buscou desde referências de livros, até filmes, séries, tudo isso para explicar cada conceito e usando sempre exemplos que você pode facilmente assimilar. Óbvio que Adam de certa forma propõe algumas problematizações e faz algumas observações mais diretas e pessoais, mas em momento algum o autor sugere que essa seja a opinião certeira, há sempre um espaço para que o leitor entenda a situação da obra de ficção tratada e que assim possa construir a própria opinião.

Para quem pesquisa literatura, é sempre um trabalho danado encontrar obras que falem sobre a história da ficção, principalmente porque não há quase nenhum material traduzido, eu sempre vi isso como um grande furo no mercado editorial, pesquisadores sofrem demais procurando referências traduzidas, mas A verdadeira história da ficção científica veio para mudar essa situação! Um livro bastante completo e que atende ao público no geral, seja um leitor curioso ou um pesquisador que visa escavar ainda mais esse gênero tão rico e responsável por grandes nomes na literatura mundial.
"A ficção é necessariamente concreta e definitiva; ela não permite abertura de alternativas. Seu objetivo de ilusão impede uma amplitude apropriada de demonstração."

Título: A Verdadeira História da Ficção Científica
Autor: Adam Roberts
Editora: Seoman
Nº de Páginas: 704
Sinopse: "Numa linguagem acessível e abrangendo uma grande variedade de obras, o crítico e escritor Adam Roberts traça o desenvolvimento da ficção científica desde suas origens até sua atual disseminação na cultura popular, com seus desdobramentos no cinema, música e TV. Apresentando argumentos de que a ficção científica tem suas raízes nas viagens fantásticas da literatura grega, Roberts passa pelas suas inúmeras fases e subgêneros, da Era de Ouro a New Space Opera, para mostrar que essa é uma das grandes culturas literárias do nosso tempo. Além de uma excelente fonte de pesquisa histórica, esta é certamente uma das mais significativas obras da atualidade no campo da ficção científica e a mais completa do gênero em língua portuguesa." *Exemplar cedido em parceria com a editora.

Como comprar com desconto?

5 de junho de 2018


Quem é fiel leitor sabe a importância dos descontos em nosso dia a dia, por menor que ele seja, sempre é sinal de que a economia vale a pena por motivos bem básicos como por exemplo: Desconto de um livro é sinal de que dá pra comprar mais um! Ou em outros casos quando o desconto já faz o frete valer a pena. O fato é que, ao menor sinal de promoção qualquer consumidor fica atento porque vê nisso uma oportunidade de comprar mais, correto? Mas e se você encontrasse um lugar com descontos diários, ou até mesmo mais de um desconto, com a oportunidade para escolher o que mais te agrada? Sem a necessidade de se inscrever, é só entrar e clicar! O desconto é todo seu! Essa é a proposta do site Cupom Válido, uma plataforma que disponibiliza diversos descontos nos mais variados ramos, sejam roupaseletrônicoslivros, há desconto para tudo! 

Para fazer uso dos descontos é bastante simples, basta entrar no site, logo no início você se depara com as logomarcas das lojas parceiras, são inúmeras e posso lhe assegurar que você vai encontrar descontos para absolutamente TUDO que precisa. Caso não encontre alguma loja em específico você ainda pode pesquisar pelo nome na barra lateral do site.


A plataforma é muito simples de usar e tem como função tornar a vida do consumidor muito mais fácil.


Depois da loja de sua preferência encontrada, tudo fica ainda mais bonito! Você clica na logo e imediatamente é redirecionado para os descontos oferecidos por essa empresa, peguei a Saraiva como exemplo e os descontos são inúmeros, sejam eles para livros físicos, livros digitais ou para o tão conhecido LEV, depois disso é só escolher o desconto que mais te agrada, clicar no mesmo e copiar o código que aparece na tela, ao finalizar a compra você adiciona o cupom e tudo lindo! Livros com desconto!


O que mais me agradou no site é que você não precisa se cadastrar em absolutamente nada, sua caixa de e-mail não ficará lotada de spam e não há nada de procedência duvidosa, pra vocês terem ideia da seriedade do site, saiu uma matéria na revista Exame classificando-o como um dos melhores sites para conseguir cupom de desconto

Então é isso fãs de livros, se deliciem com essa belezinha porque eu não pensei duas vezes, tenho usado o site com certa frequência e o resultado não poderia ser mais animador, definitivamente o Cupom Válido se tornou um dos meus locais preferidos na internet!


Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!