Quando vi que Infiltrado na
Klan seria lançado por uma editora parceira o meu coração explodiu de alegria,
é muito bacana ver o selo Seoman apostando em histórias que precisam ser
contadas, que por mais cômico que possa parecer toda a narrativa, aborda
assuntos sérios e que precisam chegar em todas as camadas sociais, a adaptação
é um grande show, desde o figurino até os diálogos, isso por si só já me deixou
extasiada, mas quando vi o livro físico... Guenta coração! Tudo delicadamente
pensado para mostrar como essa é uma obra para se pensar, sempre.
Esse livro tem o cunho autobiográfico, vai
falar sobre a vida do primeiro detetive negro da história de Colorado Springs, Ron
Stallworth, enquanto lia o seu jornal de rotina, viu um anuncio da Klu Klux
Klan, o tão famigerado grupo de supremacia branca, nesse anúncio em questão,
havia um convite para novos membros, ele sem pensar duas vezes resolver entrar
nessa, se infiltrar para desmontar a organização, mas só havia um problema,
como um detetive negro vai entrar em uma organização que prega o ódio de sua
raça?
Como mencionei, a obra é autobiográfica, mas ainda
assim parece tudo muito absurdo e quase fantasioso, um detetive negro lutando
contra uma organização racista e violenta? Sim! Ron foi o grande
responsável por sabotar muito dos planos da KKK naquela época, além de lidar
com essa missão bastante perigosa, ele precisou enfrentar o preconceito dentro
da própria academia de polícia, não aceitavam um policial negro(algo inédito
até então) sendo o chefe de uma missão tão importante quanto essa. O que não notaram
é o risco que Ron assumiu, a coragem que teve de enfrentar algo tão perigoso
com o peito aberto. A obra no cinema foi um grande marco ao menos pra mim,
Spike Lee é um monstro do cinema e nesse filme em questão pude acompanhar toda
a sua genialidade, que mescla humor, uma pitada de sarcasmo e sua tão poderosa
crítica social. Já a edição do livro... Que obra primorosa, o cuidado com a
capa, a diagramação e até mesmo as fotos selecionadas mostram como a editora
realmente entendeu que uma adaptação como essa, merecia um livro digno de Oscar
também. Essa é uma leitura que recomendo, se possível a faça antes de ver o
filme, para poder se embasar melhor frente aos acontecimentos.
Título: Infiltrado na Klan
Autor: Ron Stallworth
Editora: Seoman
Nº de Páginas: 216
Sinopse: "Quando Ron Stallworth, o primeiro detetive negro da história do Departamento de Polícia de Colorado Springs, depara-se com um anúncio no jornal local convocando pessoas a se juntarem à Ku Klux Klan, ele decide responder fingindo ser um homem branco, com discurso racista falso. Esse foi o início de uma das investigações secretas mais audaciosas e incríveis da história dos Estados Unidos. Durante os meses em que investigou a KKK, juntamente um colega policial branco que se passava por ele nas reuniões da Klan, Stallworth sabotou vários rituais da famosa queima de cruzes da Klan, frustrou planos de detonar bombas em bares e boates gays ou frequentados por negros, além de revelar a presença de supremacistas brancos nas Forças Armadas e no Comando de Defesa Aeroespacial Americano, chegando até a enganar o próprio David Duke, o Grande Mago da KKK. Infiltrado na Klan é uma história verídica inacreditável, nos moldes de um thriller policial, e um retrato vívido do racismo, das ações terroristas da KKK e dos extraordinários heróis que ousaram enfrentá-la." *Exemplar cedido em parceria com a editora
Nossa eu quero muito ver o filme, confesso que o livro em si não me interessa muito a leitura mas a história é incrível não é?! Adorei sua resenha e só me deixou mais curiosa ainda.
ResponderExcluirBeijos
Eu vi o filme quando ele tava concorrendo ao Oscar, nossa o filme é surreal! Eu tenho o audiobook dele aqui, tô louca pra começar a ouvir! Tua resenha me deixou passada, fiquei com Ainda mais vontade de ler. É importante que muitas pessoas entendam o quanto o racismo é tóxico e que isso não é mimimi. Amei!!
ResponderExcluirAmo quando as editoras investem em projetos assim. Achei essa capa linda demais e já adicionei na miinha lista de desejados <3
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Olá, tudo bem? Não sabia desse livro ainda, mas depois de tudo o que tu disse foi impossível eu não ficar curiosa para ler. Adorei a resenha e dica!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Quando vi que era uma biografia, logo pensei "ué?" porque a capa não remete isso mesmo hahaha mas o fato de não parecer, é algo interessante. Não conhecia o livro, mas gostei de ver sua opinião :D
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Olá!
ResponderExcluirEu vi o filme na internet esses dias, mas não havia me interessado muito pela história.
Depois que li sua resenha, a história me pareceu ser bem interessante, fiquei tentada a assistir o filme. Se eu sentir vontade de me aprofundar mais na história, com certeza irei pegar o livro para ler!
Oiieee
ResponderExcluirEu acho super interessante saber que está focado em fatos reais, já pensou estar tão perto da KKK sendo ele mesmo negro? Surreal. Eu sou bem curiosa pra ler esse livro, parece ser envolvente, vamos ver quando consigo dar uma conferida
Beijos, Alice
www.derepentenoultimolivro.com
Gente, eu vi o trailer desse filme quando fui assistir As Viúvas, e não fazia que ele tinha um livro. Que coisa! Eu imagino que embora com o teor humorístico, realmente deva tratar de assuntos bastante pertinentes. Que dica boa!
ResponderExcluirAbraços
Carol, do Coisas de Mineira
Carol, do Coisas de Mineira
ExcluirOi, tudo bem? Nossa tentei lembrar quando foi a última vez que li uma biografia e não consigo me lembrar. É incrível perceber como algumas pessoas fizeram tanta diferença na história ainda mais quando o assunto é preconceito racial. Lembro daqueles filmes dos anos 70 e como a desigualdade racial era gritante. Hoje muitos anos depois ainda percebemos isso claro em muitos lugares. Gostei da indicação. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi, sou bem curiosa para ler o livro e ver o filme, bom saber que a editora fez um trabalho bacana, realmente foi um ato de muita coragem se infiltrar nessa organização.
ResponderExcluirOlá! Eu vi uma resenha desse filme e fiquei louca! Acho que além do tema em si ser forte e digno de ser mostrado, acho que por ser uma obra autobiográfica, é mais necessário e real ainda! Obrigada pelo post!
ResponderExcluirBjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
Eu já tinha ouvido falar dessa história, se não me engano vi uma reportagem sobre o assunto. É com certeza um livro que gostaria muito de ler, por todos os temas importantes tratados e por ser real, nos mostrando a coragem de alguém disposto a fazer o bem, a frustrar as ações terroristas desse grupo monstruoso.
ResponderExcluirLi algumas críticas bem bacanas sobre o filme e não sabia que a Seoman tinha publicado o livro no qual o filme se baseou. Eu nunca fui muito fã de histórias biográficas, mas recentemente li dois livros que me deixaram muito impressionadas. Agora estou buscando outras histórias reais e acho que essa indicação veio no momento certo!
ResponderExcluirObrigada!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Uau, estou embasbacada com o fato de ele ser autobiográfico! Não consigo nem ter palavras! Uma excelente indicação, uma resenha incrível! Parabéns!
ResponderExcluirNão conhecia ambos livro e filme, mas já estou interessado em saber dessa obra, pois gosto de ler biografias. Anotei a dica para ir atrás da compra.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirnão conhecia esse livro, e confesso que não me senti atraída. Mas, para quem gosta é muito legal ver a empolgação!Boa leitura!
beijos!