Posts Recentes

A beleza e ousadia de Ânsia Eterna

26 de agosto de 2019


Ler histórias em quadrinhos é sempre um grande desafio para mim, porque sei que esse tipo de história exige um tipo de imersão, eu preciso sentir tudo o que vejo e ainda assim preciso acompanhar o fio da narrativa, não basta só ver, é preciso ter coerência. Então imaginem só a minha expectativa ao me deparar com uma HQ linda e que se destinava a falar de três contos em especial? Fiquei surpresa porque imaginei que o desafio seria ainda maior, mas sai grata porque a experiência foi exatamente como eu desejei, imersiva do começo ao fim.



Em Ânsia Eterna, de Verônica Berta, vamos acompanhar três contos que foram adaptados da autora Júlia Lopes de Almeida, os contos escolhidos acabaram ganhando ainda mais vida nas mãos de Berta, as ilustrações são tão lindas que saltam aos olhos, as aquarelas casam perfeitamente com as histórias, cada tom escolhido é condizente com a narrativa, não imagino esses pequenos contos sendo contados de outro modo. A ilustradora foi muito respeitosa e fiel aos originais, tudo tão perfeitamente pensado que você se questiona como esse encontro de talentos aconteceu, se foi Berta quem encontrou esses contos ou se foram eles quem a encontraram.



O conto que mais me chamou a atenção foi Os porcos, uma narrativa que ao menos pra mim foi bastante dolorosa, aqui vamos conhecer a história de Umbellina, uma moça triste que parece não ter expectativa alguma de vida, porque aceita tudo que a vida lhe deu e isso basta. Ela é pobre e está grávida, sofre com essa situação mas o medo começa quando o pai ameaça jogar o bebê as porcos, nesse momento a autora mudou totalmente as cores dos quadrinhos, em tons de marrom e vermelho, porque essa cena em especial pedia por isso. Esse conto é curtinho mas te engana direitinho, começa com uma cena linda mostrando os porcos no campo e você logo se vê encantando com isso, mas em dado momento tudo ganha um tom grotesco, assustador e você percebe como a narrativa se torna mais densa. Nessa história vamos entender o pior do ser humano, do horror que podemos sentir quando o medo nos consome e como tudo muda de figura de uma hora para a outra.

Ler a Ânsia Eterna foi uma surpresa interessante, descobri que Júlia Lopes de Almeida é uma autora bastante conhecida, foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, mas preciso confessar que o meu encantamento não seria tão grande se não fosse o talento de Verônica Berta, eu não ficaria tão apaixonada por esses contos se não fossem as ilustrações, tudo casou tão bem que ao final da leitura, você só sabe desejar mais e mais.





Título: Ânsia Eterna
Autora: Verônica Berta/Júlia Lopes de Almeida
Editora: SESI-SP Editora
Nº de Páginas: 56
Sinopse: "Suspense, surpresa, grotesco e tragédia. Os elementos presentes em Ânsia eterna (1903) são transpostos por Verônica Berta como meio de se expressar em uma organização da forma através das histórias em quadrinhos." *Exemplar cedido em parceria com a editora.

24 comentários:

  1. Que edição bonita! Ainda não tinha visto ela em detalhes e amei!
    A premissa também parece boa e suas impressões me deixaram muito curiosa!

    ResponderExcluir
  2. ai que edição bonita!
    Bom, eu entendo muito você mana! Eu tenho uma dificuldade enorme em ler HQ por causa disso, acho que ainda não me acostumei com essa de ver o que ta acontecendo, eu gosto de imaginar, mas isso deve ser vicio de quem le muito livro hahahahah
    Adorei, esse conto que você falou chamou minha atenção também e a proposta da HQ é ótima! Eu realmente fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Eu tive dificuldade de ler HQs no começo também, é uma leitura diferente do que eu estava acostumada, mas acabei curtindo a experiência.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. que lindo!! gente, eu nao cohecia esse livro, porém estou apaixonadíssima por toda essa arte.
    Amei sua resenha sincera. Hoje em dia eu tenho sérios problemas com HQ, mas fazer oque ne

    ResponderExcluir
  5. Oiiieee


    Nossa, as ilustraç5es parecem estar impecáveis, achei a proposta bem interessante e esse conto dos Porcos deve causar um tremendo impacto, imagine só começar pensando que seria tudo flores e terminar com cenas bem mórbidas né? Uma tremenda caixa de surpresas parece ser o livro e isso é bem legal

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu não sabia que o Sesi tinha lançado um quadrinho dos contos da Júlia Lopes de Almeida, mas achei a edição maravilhosa!
    Ainda não pude ler os textos da Júlia, mas tenho muito interesse, pois ela é extremamente importante para a literatura brasileira, mas por muito tempo foi esquecida.
    Ela nunca teve a sua cadeira na Academia Brasileira de Letras, só por ser mulher, mesmo tendo ajudado na construção dela.
    Talvez eu dê uma chance pelo quadrinho, pois fiquei encantada com as ilustrações.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/08/resenha-o-conto-da-aia-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa, que edição mais maravilhosa! Ainda não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa para ler, tanto por ser quadrinhos quanto pelas histórias. Fiquei bem interessada em ler "Os porcos".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?
    Confesso que livros assim, graphic-novels, não chamam muito a minha atenção... estranhamente eu prefiro os livros sem imagens. Mas eu acho que daria uma chance a esse livro pela sua resenha, porque deu pra ver que ele te tocou mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Quadrinhos não fazem meu estilo, quando criança era meu foco principal, mas perdeu o brilho para mim. No entanto, tem umas com um conteúdo tão bom, que fica difícil não querer conhecê-las e foi o caso dessa, fiquei encantada com a qualidade e beleza dos desenhos.

    beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Até o momento tive poucas oportunidades com HQs e confesso que foram positivas. Não conhecia esse em específico, mas amei a dica. Parabéns pela imersão e por compartilhar as impressões conosco. beijos

    ResponderExcluir
  11. A edição deste livro está realmente maravilhosa e nos faz desejar tê-la na estante. As ilustrações são perfeitas e espero um dia adquirir esta HQ. Todavia, antes disso prefiro ler os contos diretamente do livro da Júlia Lopes de Almeida, pois por ser apaixonada por contos, gosto de conferir primeiro o original do que a adaptação.

    Já dá para ver que esse conto dos porcos é fortíssimo. Meu coração dói por essa mãe, que em vez de viver momentos lindos da gravidez, precisa lidar com o horror e o medo que desespera. Com certeza vou sofrer muito com este conto.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Fiquei interessada como um todo, mas o conto que comentou realmente me chamou a atenção e essa mudança de tom nas ilustrações me deixou mais curiosa ainda para conferir todo o livro, adoro ilustradores, acho um talento impar e se eu posso prestigiar eu vou fazer. Amei sua resenha, espero curtir essa HQ tanto quanto você.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, que bom saber que curtiu essa obra, desde que li A intrusa da Júlia Lopes de Almeida fiquei interessada em conferir mais histórias dela, então já quero essa edição pois a adaptação para os quadrinhos parece ter ficado incrível pelo seu post e fotos.

    ResponderExcluir
  14. Ooi,
    Eu não conhecia o livro mas pelas suas fotos deu pra perceber o quanto ele é lindo e muito bem editado. Eu adorei as ilustrações que mostrou na resenha e também fiquei muito curiosa para conhecer os contos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu só comecei a ouvir sobre Júlia Lopes esse ano. Eu fico com uma certa dor no peito quando vejo que história de muitas mulheres são colocada de lado ou até mesmo apagadas. Adorei conhecer o livro. Espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  16. A primeira vez que vejo sobre a Julia Lopes. Achei bem interessante o fato de um conto virar um HQ. Nunca tinha visto nada desse tipo. Achei muito bonito a forma como eles fizeram. Fiquei bem curiosa para ver essa obra de perto. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ah eu não conhecia e agora quero muito hehehehe. Gosto de quadrinhos e você tem razão quanto a imersão, tanto o traço quanto toda a montagem precisa estar de acordo com o texto para que tudo faça efeito no final. Ótima dica!


    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  18. Essa HQ é bem diferente do qual estamos acostumados, né? Achei interessante e as ilustrações estão lindíssimas. Fiquei curiosa para ler!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que dica maravilhosa. PArece uma GN impactante e encantadora, eu não conhecia ainda e seria impossível não me interessar depois de ver teu post.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que HQ maravilhosa!! Estou encantada!
    Além da beleza das imagens, a história que vc descreveu me tocou!
    Muito obrigada pela dica, eu amei!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que graphic novel maravilhosa Day!Eu fiquei lendo a sua resenha e pensando que deve ser uma história incrível e que precisava conhecê-la o quanto antes. A questão do seu conto possuir uma narrativa dolorosa é algo que chamou mesmo a minha atenção

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Eu não leio muitas HQs, é bem raro, na verdade, mas acho super bacana. É como você falou, tem todo um conjunto. Confesso que não conheço o trabalho de nenhhuma das duas, nem da autora nem da ilustradora, mas pelo que vocêenciomou parece e interessante. Dica anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Gosto de HQs, porque dão uma perspectiva diferente para a história. Imaginei esse conto Os porcos, deve ter dado arrepios no final. Gostei da indicação, por incrível que pareça não conhecia a autora.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  24. Nossa, gostei demais dessa HQ e sinceramente, é a primeira vez que vejo uma de contos.Achei as ilustrações lindas e realmente fiquei muito interessado nessa leitura. Anotada a dica.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!