Posts Recentes

RESENHA O amor não é óbvio

30 de dezembro de 2019


Eu não poderia terminar o meu ano de 2019 com leitura melhor, de verdade! O amor não é óbvio foi um sucesso de leituras online e acabou sendo publicado pela Galera Record, selo que amo e que defende coisas que acredito demais, assim que recebi o pacotinho aqui em casa fiquei louca para desvendar a história que Elayne Baeta tinha pra contar ao mundo, nada poderia ser mais fofo e aconchegante que a história de Íris Pêssego se descobrindo enquanto se apaixona por Èdra Norr. Tudo acontece de uma forma tão gostosinha que quando vi já tinha lido quase 400 páginas sem nem perceber, e assim Elayne ganhou mais uma fã.


Aqui vamos conhecer a história de Íris Pêssego, uma garota bastante normal e que até então passava despercebida na escola, pois é muito mais fácil sofrer por sua paixão platônica escolar (Cadu Sena) quando ninguém te conhece. E é exatamente isso que acontece, durante muito tempo Íris foi apaixonada por Cadu e apenas sua melhor amiga Polly sabia disso, ele jamais notaria uma garota como ela, ainda  mais quando o mesmo namora Camila, a garota mais popular da escola. Mas tudo muda quando Cadu aparece sozinho e cabisbaixo pelos corredores, logo a fofoca se espalha e o assunto da cidade vira outro, Cadu foi trocado por uma garota, alguém até então nunca visto, não por Íris, mas ela não consegue aceitar essa troca tão facilmente, como um garoto tão incrível quanto ele poderia ter  sido trocado por uma menina? Isso merece estudo, uma pesquisa séria! E então Íris torna Èdra Norr o seu corpus de análise, passa a segui-la sutilmente e observa as suas atitudes para entender o que ela tem de tão especial, ela só não esperava se apaixonar também, afinal, o amor não é óbvio.

“No fundo do fundo do nosso âmago, a gente sabe quando está fugindo de algo, na mesma intensidade que a gente sabe que uma hora terá de encarar isso.”

Essa história já começa perfeita porque a protagonista esconde um segredo no mínimo fofo, ela assiste a novela Amor em atos com sua vizinha, uma senhora muito simpática, ambas passam um tempo envolvidas com os capítulos e tentando entender que fim essa história terá, Dona Símia sempre lhe oferece chá ao final de cada capítulo, ela nega e sinceramente, essa é a metáfora mais perfeita que existe para essa história. Para além disso, existem outras questões para serem tratadas, como por exemplo o fato de Cadu agora estar solteiro e Íris finalmente ter uma chance com o cara que sempre quis, mas ela também precisa priorizar a sua pesquisa e entender o que Édra tem de tão incrível, além de dar conta da escola é claro.


Eu gostaria muito de ter lido uma história como essa na adolescência, para entender o que eu sou, o que eu gosto realmente e o que me foi imposto socialmente, Íris é uma garota doce, eu a amei assim que vi sua relação com sua vizinha Dona Símia, ela é cuidadosa com a senhorinha, sempre muito querida e não abre mão da sua companhia, Elayne foi muito feliz em introduzir uma personagem mais velha nessa narrativa, dando sábios conselhos e sendo tão simpática. Além disso, a protagonista é uma garota normal, com dificuldades reais e que questiona os estereótipos criados muitas vezes, que demora a perceber que está apaixonada mas quando percebe, age como quem ama, sem medo algum.

Já Édra eu tive um pouquinho de dificuldade para entendê-la no início, sempre enigmática de poucas palavras, inicialmente eu via Édra apenas com os olhos dos habitantes de São Patrique, mas quando passamos a conhecê-la melhor, tudo muda, ela é destemida, corajosa e acima de tudo muito romântica.


Ver esse casal acontecendo é muito divertido, Íris tenta tratar tudo como um simples experimento, uma pesquisa, mas não adianta, é notável que está se apaixonando aos pouquinhos e Édra é tão paciente nesses momentos que tenho vontade de abraçá-la. Tudo acontece de maneira tão genuína que ao final eu só queria pedir mais, porque me apeguei até nos pequenos detalhes dessa cidadezinha.

Alguns personagens secundários também merecem destaque, como Dona Símia, que já demonstrei todo o meu amor, Cadu, que parece ser um mala inicialmente mas me surpreendeu demais, Mamau que é um amor e me deixou curiosa para saber sobre sua história, ou seja, a cidade em si possui um leque de personagens que certamente também mereciam uma história. O projeto gráfico ficou excelente, a capa é linda e rendeu boas teorias no twitter, sobre quem inspirou a autora e tudo mais, a obra possui letras confortáveis e ilustrações feitas pela própria autora. 

Fecho meu ano com uma leitura que me fez entender o amor entre duas garotas e torcer por elas mais do que tudo (Além da vontade de andar de bike também). É importante ver histórias como essa finalmente ganhando espaço e recebendo a atenção que realmente merecem, Elayne conseguiu colocar na lista dos mais vendidos o primeiro romance lésbico da história, isso é extremamente reconfortante e só posso vibrar, sabendo que uma história como essa está alcançando cada vez mais pessoas. 



Título: O amor não é óbvio
Autora: Elayne Baeta
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 392
Sinopse: "Íris tem 17 anos e está viciada na novela "Amor em atos". Ela e sua vizinha, Dona Símia, de 68 anos, não perdem um episódio. Na escola, parece que todo mundo só pensa em duas coisas: na festa de formatura e em perder a virgindade. Só que a vida de Íris está prestes a mudar: Cadu Sena, sua paixão platônica desde a oitava série, está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Montada em sua bicicleta, Íris vai cruzar São Patrique para descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos da garota. A gente sempre acha que sabe por quem vai se apaixonar, mas o amor não é óbvio." *Exemplar cedido em parceria com a editora. 

22 comentários:

  1. Olá

    Realmente o amor não é na óbvio e esse foi bem divertido, gostoso e encantador, porque a protagonista não esperava se apaixonar e quando viu já estava amarrada com as cordas do amor.
    Um livro assim realmente seria muito bom na adolescência para nos ajudar na auto descoberta e isso salva vidas.

    Beijos e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi sobre o lançamento desse livro que eu tenho curiosidade com ele, mas ainda não havia lido nenhuma resenha e adorei ver a sua. Eu acredito que será uma leitura que vai me agradar bastante e espero ter a oportunidade de ler em breve

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adoro ver estes livros onde o amor nasce e a gente se envolve em querer ver tudo junto. Eu super me envolvo com livros assim.
    Anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei a premissa do livro ótima e já estou doida pra ler e saber como rermina esse enredo. Original, representativo e pelo jeito, fofo. Já quero ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura agradabilíssima e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa e que livro lindo! Não conhecia a obra mas já irei anotar a dica para ler depois pois ameeeei ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha me apaixonado por esse livro quando tinha visto a capa, mais após ler sua resenha fiquei ainda mais cativada e interessada pela leitura. Adoro histórias adolescentes como essa, no qual vamos descobrindo coisas sobre a personagem junto com ela, e nos vendo sendo fisgadas pela trama a cada virar de página. Com certeza pretendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Vi bastante repercussão desse livro, e não me interessei, apesar do tema ser relevante, mas não curto romances adolescentes.
    Não costumo gostar desses temas principalmente pq não tenho paciência com o pensamento adolescente.
    Adorei conhecer mais da história, mas não leria.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oi, que bom saber que gostou tanto dessa leitura! Eu já fiquei curiosíssima para ler também e ver o que a Íris vai ver na Édra que a fará se apaixonar, além de os personagens secundários parecerem muito legais pelo seu post.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa eu estou com essa obra aqui em casa e acho a edição lindíssima. Ainda não tive oportunidade de ler, mas pelos seus elogios posso esperar coisas boas. Quero ler mais livros da temática, e acho que começar por esse vai ser épico. Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, ao menos não me lembrava dele e achei a edição muito bonitas, as fotos também contribuíram para isso, pois ficaram lindas. Adorei a sua resenha, ficou super caprichada, um arraso!

    ResponderExcluir
  12. Oi! TUdo bem?

    Eu não conhecia o livro e muito menos o autora, mas gostei da abordagem e da temática que vem ganhando notoriedade no mundo da leitura. Enfim, o enredo trás um tema atual e de maneira leve. Que bom que encerrou o ano com essa leitura!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Adorei a premissa desse livro e a delicadeza de sua construção para tratar de um tema que muitas vezes ainda é um Tabu em nossa sociedade. Fiquei curiosa para conhecer essas personagens tão especiais e ver a forma como o amor vai surgindo. Anotei a dica e espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto muitos posts sobre esse livro ultimamente, e estou ansiosa para lê-lo. A edição, com sua capa e ilustrações, é muito linda, e a sinopse desperta a curiosidade do leitor. As opiniões sobre o livro tem sido bem positivas, e os quotes são incríveis. Acredito que seja um bom livro e espero lê-lo em breve. Amei as fotos.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Não conhecia nem a obra e nem a autora e confesso que o plot não me atraiu muito. Parece um pouco mais do mesmo. Mas a relação dela com a senhorinha me deixou curiosa, gostaria de saber mais como se dá isso. Eu sempre fui apaixonada por pessoas idosas e suas histórias e isso me atraiu.

    Bjs
    Nelmaliana Oliveira (Profissão: Leitora)

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a obra, mas fiquei curioso, pois ela parece ter um enredo intenso e surpreendente, confesso que fiquei bem interessado em saber dessa trama na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho visto muito sobre este livro, mas ainda não pude ler. Tenho visto que tem uma premissa bem legal, uma história e personagens bem divertidos. Estou bem animada para quando for realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  18. Que diferente! Gostei da ideia da história, invés da menina correr atrás do garoto já que ele está solteiro, ela simplesmente quer entender o porque ele foi trocada e quem seria essa garota especial. E essa dela se apaixonar também? E aí, o que se sucedeu do amor dela pelo garoto? Fiquei curiosa,hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Oi Dayhara, tudo bem?
    Que premissa inusitada e porque não dizer, original? Olha, me interessei MESMO por esse livro e quero saber como vai se suceder essa história tão fora do comum. Onde eu encontro para comprar?
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tenho esse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler, de qualquer forma, sua resenha me conquistou bastante. A forma como as personagens parecem ótimas e que os secundários ganham vida também, me chamou atenção. Espero conferir em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Eu adorei o enredo do livro é já estou colocando ele na minha estante do Skoob para ler.
    É de histórias assim que estamos precisando e que trazem romances trabalhados de forma gostosa, eu adorei que a personagem vai descobrindo quem realmente ela é e mesmo com a oportunidade que dar no início a entender que ela ficará com o protagonista que as coisas mudam ao decorrer da história.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Já tinha visto a capa desse livro pela internet, mas até então não me interessei. Até que li sua resenha que por sinal passou muita verdade e a imagem da história ser mega fofinha que estou colocando na minha lista de leitura desse ano ainda. Obrigada pela dica.

    Beijos

    http://leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!