Posts Recentes

Indicação: Contos Negreiros

4 de agosto de 2020


 Fazendo parte daquela listinha que indiretamente venho tentando me propor a partir desse ano, com livros que tragam a temática racial, Contos Negreiros é um exemplar singelo, pequeno no formato mas com um conteúdo forte o suficiente para te deixar de ressaca, uma obra que se faz necessária em tempos tão sombrios quanto esses que estamos enfrentando.







Essa será uma resenha curtinha porque sinto que essa é mais uma indicação do que uma resenha, Com micro contos, o autor aqui irá trabalhar a temática racial de todas as maneiras, violência, morte, a revolta, a dor, nada aqui é muito feliz, afinal a temática precisa ser tratada com seriedade. É por meio de pequenas histórias que vamos conhecendo personagens sem nome, que muitas vezes são rejeitados muito antes da descoberta de suas personalidades porque a cor da pele acaba por ser um fator definidor. Temas que para pessoas que não fazem parte dessa minoria parecem ser tão comuns e sem importância, aqui são colocados em outro patamar. Ser negro em um país como o Brasil é enfrentar um leão por dia e Marcelino Freire coloca isso muito bem.
 Apesar de ser uma obra curtinha, com poucas páginas, a obra cumpre o seu papel e nos propõe uma reflexão a respeito de como as pessoas negras são vistas em nosso país, para além disso, contos que muitas vezes nos causam um amargor, me fizeram repensar a respeito dos privilégios que carrego hoje e que muitas pessoas antes de mim não tiveram a oportunidade.
 Uma obra necessária e que deveria ser lida com certa obrigatoriedade em todas as escolas, pois pensar o racismo é repensar o nosso cotidiano e traçar modelos para combatê-lo de maneira bastante direta e nada flexível. Contos Negreiros é obra de cabeceira para quem quer mudar o mundo.







Título: Contos Negreiros
Autor: Marcelino Freire
Editora: Record
Nº de Páginas: 126
Sinopse: "Um dos expoentes da nova geração de escritores brasileiros, Marcelino Freire se inspirou em clássicos brasileiros como Cruz e Sousa, Lima Barreto e Jorge de Lima para criar os contos deste livro. Apresentando uma releitura moderna do preconceito, Contos negreiros esquadrinha, com ironia e bom humor, questões como o homossexualidade e o conflito de classes."*Exemplar cedido em parceria com a editora.


















9 comentários:

  1. Nossa, esse post veio em bora hora! Esse mês decidi que quero aumentar minhas leituras em algumas temáticas e uma delas é a questão racial. Obrigada pela indicação! Já vou procurar pra comprar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Day! Assim como você estou em um projeto pessoal para ler mais autores negros, além de fazer indicações com essa temática nas minhas redes sociais, e estou fazendo isso, antes da explosão #vidasnegrasimportam porque tenho consciência que os autores negros nacionais e as histórias sobre o tema, são poucos no nosso país.

    Gostei muito da sua indicação, estou adicionando ele na minha lista!
    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa, pelo o que tu disse parece ser uma leitura bem necessária e importante. Fiquei bem curiosa para ler os contos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oieee,
    A indicação é muito boa, e apesar de achar a capa linda, ao mesmo tempo é pesada e triste! Acho que todo mundo precisa ler esses livros, e não só esses como todos os livros que tratam das dote alheias!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas já anotei a dica. Se cada um fizesse sua parte não teríamos tanta descriminação assim, pois independente de raça, cor ou religião somos humanos e perante Deus todos iguais, mas tem alguns que acham superiores e isso vem passando de geração a geração é ridículo isso, fico revoltada com o que vejo e escuto, enfim... adorei sua resenha, pequena mas que passa muitos sentimentos, parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dayhara!

    Uma temática muito importante, eu acredito que precisamos de obras reais, sinceras e representativas e esse livro parece oferecer tudo isso!

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Eu ouvi falar sobre esse livro e quase solicitei. Só não pedi porque não costumo me dar bem contos e porque ando precisando de leituras mais leves. Porém, acho que é uma temática mais do que necessária e acredito que a leitura deve trazer reflexões muito importantes. Amei a indicação e, em outro momento, pretendo vencer meu bloqueio com contos e dar uma chance para esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que livro interessante e importante. De fato ser negro no Brasil é um desafio e gostei de ser contos pequenos para mais pessoas terem acesso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Parece ser um livro bem interessante e super necessário nos dias de hoje. Ser negro, seja em qual lugar for, é sinônimo de lutar 2x mais e quando se fala disso a gente espera que mais pessoas criem conscientização da luta da classe. Amei a indicação.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados 2019 |
Desenvolvimento por: Suelen Marques - Web Design
Para o topo!